06/06 0:41

Equipes de robótica do Iema conquistam 1º lugar em competição internacional realizada na Paraíba

As equipes de robótica do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) das unidades plenas de Pindaré-Mirim e de São Luís foram as grandes vencedoras do Torneio Internacional de Robótica (ITR) encerrado no último final de semana em João Pessoa, na Paraíba. Os alunos participaram em cinco modalidades, dança, viagem ao centro da terra, resgate no plano, resgate de alto risco e cabo de guerra tendo trazido para São Luís o troféu de primeiro lugar nas modalidades cabo de guerra e resgate de alto risco, e do segundo lugar nas demais modalidades onde competiram com mais de 243 equipes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Na manhã desta segunda-feira (5/6) os seis estudantes que participaram da competição e o professore Fábio Aurélio Costa, coordenador da equipe, e Thiago Gomes, que também acompanhou os alunos na viagem à Paraíba, foram recebidos pelo governador Flávio Dino e pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, no Palácio dos Leões. Na ocasião os mesmos foram homenageados com diploma em reconhecimento ao desempenho obtido na competição. A cerimônia contou ainda com a participação da secretaria da Juventude, Tatiana Pereira, e do secretário-adjunto de Educação Profissional, Tecnológica e Inclusão Social/Coordenador do Iema Vocacional, André Bello.

Durante a cerimônia, o governador falou sobre o trabalho exitoso do Iema, destacando o novo modelo educacional que começo a ser posto em prática em 2016 com a entrada em funcionamento de unidades do Instituto em São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim, e que tem colocado os estudantes maranhenses em posição de destaque no cenário nacional e internacional.

“Essa é uma prova de que o modelo de educação do Iema funciona. No Instituto eles têm uma educação diferenciada, porque é em tempo integral, uma educação profissionalizante, tendo estímulos de outras atividades além da sala de aula. E os resultados estão aparecendo com vários prêmios em vários torneios de conhecimento. Neste caso da robótica há uma linha de trabalho já muito bem-sucedida no Iema. Já são vários prêmios nacionais e internacionais, o que mostra que eles estão empenhados e interessados em representar bem o Maranhão nas competições”, disse o governador Flávio Dino ao falar sobre a importância do prêmio.

O Iema, segundo enfatizou o secretário Jhonatan Almada, é um investimento prioritário do governo. “Os resultados obtidos pela equipe de robótica no torneio na Paraíba é consequência do acumulo que se tem do trabalho desenvolvido nos últimos anos. A robótica educacional faz parte do currículo do Iema. Nós a incluímos enquanto diretriz operacional, sendo um conteúdo de suporte para o aprendizado de outras áreas e nós ficamos muito felizes com o resultado obtido por esses alunos, por ser um reconhecimento externo de uma banca internacional que olha o que nós estamos investindo e dizem – vocês são muito bons”, disse Jhonatan Almada.

Atualmente são sete unidades do Iema em funcionamento. Além das três inauguradas em 2016, estão em pleno funcionamento as de Coroatá, Timon, Axixá e São José de Ribamar, todas inauguradas este ano.

VALORIZAÇÃO

Os investimentos do governo na robótica, bem como o apoio para que os alunos participem das competições em outros estados e países, foram apontados pelos estudantes como fundamentais para o bom desempenho da equipe. “A gente tem muita força de vontade, somos muito capazes, mas sem apoio não podemos fazer muito. Agora estamos mostrando não só ao Maranhão, mas para todo o Brasil o que podemos fazer de melhor”, disse Ana Célia Santana, 17 anos.

Ela destacou que a cada competição a equipe adquiriu mais conhecimento e mais confiança para participar de outras competições. “É muito gratificante trazer esses títulos para o Maranhão e colocar o estado em posição de destaque competindo com estudantes de outros estados e de outros países”, disse Mateus Santos de Almeida, 16 anos. Participam do evento as equipes brasileiras classificadas na final nacional do TJR Torneio Juvenil de Robótica de 2016.

O professor Fábio Aurélio Costa lembrou que o prêmio conquistado em João Pessoa conclui uma etapa iniciada no Rio de Janeiro, quando a equipe foi vice-campeã. “Nós trouxemos para o Maranhão cinco títulos, sendo dois do primeiro lugar e três do segundo. As equipes do Iema foram as que mais conquistaram títulos na competição. A gente tem agora uma responsabilidade maior porque agora em todas as competições que participarmos nós não somos mais um concorrente, mas a equipe a ser batida hoje. Já vamos com a responsabilidade de ganhar alguma medalha”, disse o professor.

Em julho, a equipe do Iema participa do maior evento de robótica mundial, o RoboCup, que ocorre na cidade de Nagoya, no Japão. “No Japão serão 1000 equipes em todos os níveis médios e superiores. Então temos que nos preparar com a parte teórica e prática sobre programação, desenvolvendo este robô, pesquisando muito, além de conhecer a logística do evento”, comentou o professor Fábio Aurélio.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA