13/09 17:34

Realizada Abertura e Aula Magna do Programa Trilhas

Foi realizada na última sexta-feira, 3 de setembro, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque a abertura e aula magna do programa Trilhas Inova 2021. Executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) no âmbito do Programa Inova Maranhão, com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o Trilhas Inova é um ciclo de capacitação de 16 semanas com conteúdo técnico e 100% online. O objetivo do programa é o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos técnicos nas áreas de Programação, Design e Ciência de Dados. Foram investidos  R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para viabilização do programa.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles, que esteve presente no evento, o programa nasceu com o objetivo de atender uma demanda que já existe no Estado do Maranhão: a de capacitação da mão de obra local para que ela possa atender estas novas necessidades do mercado: “Nós temos hoje no Brasil um índice de desemprego e informalidade muito grande. O governo do Estado vem realizando muitas políticas anticíclicas para que esse desemprego não atinja o Maranhão com tanta gravidade, e este programa é uma delas”.

O edital do programa foi lançado no dia 1º de junho e atraiu um grande número de interessados: Quase 2.000 pessoas concorreram para as 100 vagas disponíveis. Cada um dos contemplados vai receber uma bolsa no valor de R$ 500,00 reais, fornecida pela FAPEMA. De acordo com o diretor-presidente da Fundação, André Santos, após esta capacitação os estudantes poderão utilizar os conhecimentos adquiridos para se inserir no mercado de trabalho ou mesmo começar o próprio negócio: “a gente vê que cada vez mais o jovem tem interesse em se especializar e adquirir um conhecimento que ele possa aplicar”.

Além da bolsa, os estudantes contemplados terão acesso a uma plataforma de educação online, fornecida pelo Grupo Alura, que possui a maior plataforma de cursos de tecnologia de todo o país e que atende grandes empresas nacionais e internacionais. Na plataforma, os estudantes poderão acessar aulas e exercícios, além de desenvolver atividades e produtos em grupo. Ao final das 16 semanas, os participantes que completarem as trilhas vão receber certificados dos cursos que completaram na plataforma, além de um certificado próprio de conclusão do programa Trilhas Inova, com uma carga horária de 200 horas.

A aula magna foi ministrada pelo diretor de Negócios do Grupo Alura, Adriano Almeida, com o tema “Aprendendo a Aprender – Técnicas para ser aprendiz por toda a vida”. Adriano dividiu suas experiências com os estudantes e discutiu sobre a importância da aprendizagem para a carreira e evolução profissional das pessoas. Além disso, ele também explicou os processos que a ciência vem descobrindo para otimizar esses processos de aprendizagem. Ao final da aula, Adriano disse que ficou muito satisfeito com o interesse dos alunos em aprender e destacou a importância da qualificação: “a gente precisa ter a consciência de que as profissões ligadas a todos os aspectos da tecnologia não são mais as profissões do futuro, já são as profissões do presente”.

Fonte: Fapema

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA