02/05 17:39

Workshop de Design Sprint marca início da 2ª fase do ciclo de aceleração de startups

workshop inova ma14 empresas inovadoras do Maranhão, as chamadas startups participaram do Workshop de Design Sprint realizado no Casarão Tech Renato Archer. O evento marcou o início da segunda fase do ciclo de aceleração das startups selecionadas para participar do programa Inova Maranhão.

O treinamento intensivo com a participação de especialistas em design de produto durou cerca de vinte horas e tratou sobre práticas de estratégias de negócios, identificação de desafios, definição de hipóteses entre outras temáticas.

Comandado pelos Google Developer Experts, Bianca Ximenes e Daniel Freitas, o workshop deu aos membros das startups orientações valiosas para o desenvolvimento dos trabalhos. “Nós damos para eles dados para que consigam validar por meio de ações práticas os principais problemas que eles tem hoje. O workshop é uma forma rápida de se criar e validar soluções para os principais problemas que eles estão enfrentando”, explicou Daniel Freitas.

O secretário Adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz esteve presente no início da nova fase do programa e destacou a importância do momento.

“Durante a primeira fase nós tivemos 67 projetos que foram acompanhados nessa fase de pré-aceleração para que eles pudessem amadurecer o seu modelo de negócio, descobrir exatamente qual seria a sua proposta. Agora, nessa segunda fase selecionamos 14 projetos que conseguiram amadurecer bastante os projetos e agora vão desenvolver o seu negócio. A ideia é que até o início de 2019 nós tenhamos empresas com uma atuação efetiva no mercado com um produto definido e um bom portfólio de clientes”, ressaltou.

Próximos passos

workshop inova

Foram selecionadas para a segunda fase do edital Nº 034/2017 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, dez empresas de São Luís e quatro do interior do Estado.

Durante o 2º Ciclo de Desenvolvimento de Negócios do Inova Maranhão as startups selecionadas passarão por um processo de aceleração e encubação de empresas. Durante dez meses os jovens empreendedores contarão com mentorias direcionadas ao  desenvolvimento de tecnologias e mercados específicos.

Com um acompanhamento em grupo e também individual, as startups vão aprender mais sobre modelo de negócios, marketing e vendas, plano de investimento etc.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA