19/10 2:32

Viagem interespacial e muito conhecimento compartilhado no terceiro dia da Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia

Divulgação

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão está a todo vapor, o evento que é promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) tem atraído pessoas de todas as idades ávidas por novidades na área tecnológica.
Nesta quinta-feira, 18, muitas crianças e adultos se encantaram ao visitar o Planetário, um espaço onde durante quinze minutos é possível conhecer os planetas do sistema solar por meio de uma viagem imersiva com som e imagem em alta definição.

“Foi muito legal, vi vários outros planetas, é como se fosse uma viagem no espaço, bem divertida”, Pedro Henrique, 11 anos, da Escola Raimundo Rocha Leal Júnior, do município de São José de Ribamar.

Para a professora Aldaleia da Silva Freitas visitar o planetário foi um momento enriquecedor.“Foi uma ótima experiência visitar o planetário, deu a realmente a sensação de estar viajando no espaço. É bem interessante poder olhar os planetas por outros ângulos como são apresentados no vídeo”, Aldaleia da Silva, professora.

O responsável pela coordenação do espaço Planetário comenta que a proposta sempre faz sucesso com o público, que forma longas filas para conhecer mais sobre os planetas.  “A proposta do planetário é levar conhecimento sobre os planetas para o público, temos dois planetários e são um verdadeiro sucesso, as pessoas se interessam muito em conhecer e participar. Fora da programação da Semana fazemos também parcerias com as escolas, levamos essa experiência para outros municípios do estado”, Magno Rogério Pereira, um dos monitores do Planetário Januare.

Além da viagem interespacial, muito conhecimento foi compartilhado durante as palestras. Na sala 02, os visitantes puderam trocar ideias sobre “Alfabetização e letramento na terceira idade: ações educacionais cotidianas”, com a palestrante Erica Cristina Frazão. “Gostei demais do conteúdo até porque estudo sobre o envelhecimento, nós precisamos acabar com o preconceito de que o idoso não tem mais capacidade para aprender. Então foi muito produtivo ouvir a palestra e a opinião dos outros participantes, é boa essa troca de conhecimento”, Rossana Maria de Oliveira, professora de Artes.

Durante a tarde foi possível também conhecer sobre o mundo dos dinossauros, por meio da palestra e oficina sobre Arqueologia e Paleontologia, com a professora Agostinha Araújo Pereira. Para o estudante Wilson dos Anjos, 19 anos, estudante do SENAI, a palestra serviu para confirmar alguns conteúdos e apresentar informações novas. “A palestra confirmou alguns assuntos que eu já tinha pesquisado sobre dinossauros e aqui aprendi mais sobre os fósseis, bacias sedimentares, recuperação de fósseis, que era algo que não fazia ideia de como era feito”, declarou Wilson.

E teve ainda matemática divertida durante a oficina de Matemática, com os palestrantes João Pereira e Zaqueu Guimarães. “Estou achando muito legal, porque estão falando sobre a matemática e fazendo as brincadeiras ficarem mais  interessantes, mostrando que não é só uma brincadeira normal, já que tudo envolve matemática, e hoje aprendi sobre uma novidade que foi o teorema de Pitágoras”, Andressa Gabriele Silva de Sousa, 12 anos, estudante do colégio José Murad.

A professora Alzimara Pinheiro, que levou os alunos para conhecerem a feira e participarem da palestra, apoiou abordagem lúdica e didática dos palestrantes. “Muito interessante trazer os alunos aqui, achei muito bom o trabalho dos palestrantes, porque estão apresentando a matemática de maneira lúdica”, disse Alzimara Pinheiro, professora de Português.

Divulgação
Já no stand da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a programação foi uma conversa descontraída com os reitores Gustavo Pereira da Costa, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Elizabeth Nunes Fernandes, da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASul), e Roberto Brandão, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) sobre os programas de pós-graduação de suas instituições e os projetos que têm sido desenvolvidos para combater as desigualdades sociais por meio da pesquisa e extensão.

A programação da Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia acontece até o próximo sábado, 20, com minicursos, oficinas, planetário, workshops, palestras e muito mais, confira no site: www.semana.secti.ma.gov.br

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA