UemaSul completa um ano

UEMASUL

Criada em 1° de janeiro de 2017, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) já trouxe importantes avanços para o Ensino Superior e desenvolvimento regional do estado. Graças aos investimentos do Governo do Maranhão, em apenas um ano a instituição foi credenciada e também oferece benefícios aos estudantes como perspectivas de ampliação de vagas e campi, entre outros.

Com meta de colaborar para o desenvolvimento regional de 22 municípios, o planejamento de expansão da universidade já conta com a construção de um novo Campus em Estreito. Há obras, também, em Imperatriz, onde a universidade já está em pleno funcionamento e em breve receberá um novo campus.

Em Estreito, a UemaSul tem previsão para funcionar já no segundo semestre deste ano, oferecendo vagas nos cursos de Engenheira Agronômica, Licenciatura em Letras, Matemática e Física. Cada uma das modalidades vai oferecer 40 vagas.

Com isso, serão 20 cursos que atenderão, aproximadamente, 3 mil alunos por semestre. Há um ano, eram 2 mil alunos em 14 cursos.

“O novo campus é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Estreito e o Governo do Maranhão, em que teremos a oportunidade de atender a demanda de alunos de nível superior já existente na região”, conta a reitora da UemaSul, Elizabeth Nunes Fernandes.

Novo prédio

Na cidade de Imperatriz, a obra segue em estágio avançado da etapa de fundação. Construído próximo ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, na BR-010, em um terreno doado pelo Sindicato Rural de Imperatriz, o espaço  abrigará o Centro de Ciências Agrárias, composto pelos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal.

Executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a construção conta com um orçamento de mais de R$ 11 milhões e a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2018.

Avanços

Recentemente, a Universidade recebeu do Conselho Estadual de Educação (CEE) o credenciamento junto ao órgão, que garante o status de instituição superior, importante para manutenção dos cursos e reconhecimento de profissionais egressos da instituição.

Além disso, os alunos de Imperatriz agora contam com um Restaurante Popular Universitário, Fruto do Acordo de Cooperação firmado entre UemaSul e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O restaurante serve mil refeições por dia, e 400 delas são reservadas para alunos e servidores da universidade.

“A política de segurança alimentar da gestão Flávio Dino atende quem realmente necessita e se amplia com a construção de novos equipamentos de alimentação, para contemplar todo o estado”, diz o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.

De acordo com a reitora da Universidade, Elizabeth Nunes Fernandes, o restaurante é fruto de esforços conjuntos que vão beneficiar a comunidade acadêmica e a população de Imperatriz.

“Foi colocada a possibilidade de um acordo de cooperação que viabilizasse um Restaurante Popular em Imperatriz, que também pudesse atender a demanda da universidade”, afirmou a reitora.

Agora concretizado, o restaurante vai ajudar estudantes como Lucas Richardson, de 21 anos, do curso de História: “É importante principalmente pra mim porque que moro longe, já faz com eu fique mais na universidade. É uma política que vai beneficiar tanto os universitários como os demais moradores de Imperatriz”.

Fonte: Secap