Secti realiza segunda reunião de gestores das unidades vocacionais do Iema

A segunda reunião de gestores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), unidades vocacionais, aconteceu nesta sexta-feira (14), durante o dia todo, no auditório da unidade plena de Coroatá. O evento é oferecido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) visando avaliar e planejar os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) a fim de proporcionar aos estudantes uma capacitação profissional de qualidade.

Estavam presentes no evento o secretário-adjunto da Secti, André Bello, representando o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, os pró-reitores do Iema, Elinaldo Silva (Ensino) e Emanuel Denner (Planejamento e Gestão) e o vice-prefeito do município de Codó, Domingos Alberto, dentre outras autoridades.

“Estamos em Coroatá realizando a segunda reunião de gestores e supervisores das unidades vocacionais do Iema para discutir os resultados e pensar novas perspectivas para o próximo semestre. Nesta discussão um dos pontos importantes é a evasão e efetivação de emprego e renda dos alunos. Queremos monitorar os alunos pós-sala de aula para criarmos um índice de empregabilidade para saber o quão efetivo estão sendo os cursos ofertados pelo Iema”, frisou o secretário-adjunto de Educação Profissional, Tecnológica e Inclusão Social da Secti, Nivaldo Muniz.

O pró-reitor de Planejamento e Gestão do Iema, Emanoel Denner, afirmou que o segundo encontro de gestores das unidades vocacionais é um momento de socialização de experiências e ao mesmo tempo avaliação semestral. “Lançamos o edital no primeiro semestre, abrimos as vagas, ofertamos os cursos e estamos na fase de certificação. Agora é momento de reflexão sobre os cursos ofertados e a qualidade deles, oportunidade de corrigir as falhas e realinhar para o segundo semestre e, então, manter o padrão de qualidade Iema”, ressaltou.

Para o pró-reitor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, o encontro tem como principal objetivo avaliar os cursos desenvolvidos durante o semestre e a apresentação de práticas exitosas nas unidades. “A reunião é de suma importância para todos os que fazem parte do Iema, pois toda avaliação de um trabalho tem como finalidade melhorar nossa prática e tornar nosso trabalho mais eficiente”, comentou.

Na ocasião, o vice-prefeito de Coroatá, Domingos Alberto, relatou da satisfação de ter o Iema no município. “O município só tem a agradecer ao nosso Governador Flávio Dino, ao deputado Estadual Bira do Pindaré, que na época era o secretário e trouxe o Iema para Coroatá, e ao atual secretário Jhonatan Almada e toda equipe da Secti por este modelo novo de ensino implantado no Maranhão, que veio para ficar”, concluiu.

Atualmente, a rede do Iema é formada por 20 unidades vocacionais espalhadas por diferentes regiões do Estado e por sete unidades plenas – São Luís, Pindaré-Mirim, Bacabeira, Coroatá, São José de Ribamar, Timon e Axixá. Até 2018, o Governo do Estado deverá ampliar para 23 o número de unidades plenas.

PARTICIPANTES

De acordo com o supervisor da unidade vocacional de Pinheiro, Glauber Leonardo Duarte, o segundo encontro de gestores mostra que o Maranhão está em processo de continuidade no que diz respeito à qualificação da educação, ciência e tecnologia. “Estou prestigiando o encontro de planejamento do Iema, me sinto maravilhado por encontrar todo o corpo de colaboradores da Secti comprometido com a nossa educação. Acredito que o Estado, a partir do Iema, está dando uma alavancada em um processo de ciência e tecnologia antes esquecido dentro de uma parte do Estado”, pontuou.

O gestor da unidade vocacional de Codó, Emílio Matos, avaliou a reunião como positiva por ser uma oportunidade de conhecer mais sobre o Iema e demais colaboradores, apresentar e compartilhar as experiências desenvolvidas. “Eu ouvi muitas experiências positivas que irei implantar na unidade vocacional de Codó. Absorvi muitas práticas interessantes e proveitosas. É sempre bom você inovar”, destacou.