29/11 20:52

SECTI realiza oficina de negociação e elaboração de contrato de transferência tecnológica

Foto Mayara Moraes

O Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), realizou na manhã da última sexta-feira (29), no âmbito do Programa Inova Maranhão, eixo universidade, a oficina “Transferência Tecnológica na Prática”. Realizada no auditório da Fábrica Santa Amélia a oficina de negociação e elaboração de contrato de transferência tecnológica contou com a participação do Superintendente de Inovação da SECTI, Leandro Franco; e das facilitadoras Rebeca Lydia Pernambuco, Assessora Jurídica da Fade – UFPE; Heloísa Gomes Medeiros, Assessora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA e Maíra Lopes de Castro, mediadora e conciliadora judicial e extrajudicial e professora universitária.

Na ocasião, o Superintendente de Inovação da SECTI, Leandro Franco apresentou as ações da secretaria na área de inovação previstas para o ano de 2020: Centelha, TECNOVA e Parque Tecnológico do Maranhão e apresentou as facilitadoras convidadas para o evento.

“Nós agradecemos a presença das professoras que de forma dinâmica e eficaz trouxeram mais conhecimento e soluções para os membros das universidades e empresas que participaram do evento. Agradecemos o apoio e parceria da UFMA,UEMA, PROFNIT e Fundação Josué Montello”, destacou.

O evento faz parte de uma sequência de ações estratégicas realizadas de maneira integrada pelos agentes de fomento e execução de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação no Estado, que visam dar destaque e potencializar o volume de conhecimento contido em nossas instituições de ensino superior.

“A ideia é que até o mês de março de 2020 as instituições de PD&I do Maranhão organizem uma sequência de atos preparatórios da comunidade acadêmica para submissão de seus projetos ao Edital do Centelha, programa gerenciado pela SECTI e FAPEMA, que fomenta a geração de negócios a partir de inovação”, explicou o Superintendente de Inovação da SECTI.

A programação foi elaborada visando fortalecer a cultura da inovação por meio da capacitação de pessoas para o uso de ferramentas como o Contrato de Transferência Tecnológica que oportuniza ao professor pesquisador levar a sua pesquisa para dentro de uma empresa.

“Inovação é colocar o que se desenvolve de pesquisa para ser produtivo no mercado. Não se pode falar de inovação sem colocar a tríplice hélice Governo, ICTS e universidades para girar”, ressaltou a professora Receba Lydia.

Durante a oficina foi realizada a simulação de uma situação para que os participantes (professores) pudessem desenvolver uma proposta eficaz a partir das dinâmicas e técnicas apresentadas na oficina. Além disso, trabalhou-se com a elaboração do contrato de transferência tecnológica a partir do que foi exposto pelas especialistas.

Após a simulação de proposta e negociação, a professora Maíra Lopes lembrou da importância do “gerenciamento de interesses da universidade e das empresas buscando a compatibilização”.

Sobre o Inova Maranhão Universidade

É o eixo do programa Inova Maranhão que visa dar estímulo e suporte ao empreendedorismo e à inovação no Estado, integrando academia, setor produtivo e demandas sociais.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA