08/01 19:33

Secti encerra o ano com atividades do Programa Inova Maranhão

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) encerra o ano de 2019 com uma série de eventos relacionados à inovação com apresentação de resultados e lançamentos de novos projetos.

Na segunda-feira (16), o hub de inovação do Estado, o Casarão Tech Renato Archer, recebeu os integrantes das 24 startups, participantes da segunda fase do Programa Inova Maranhão para Startups – ciclo 2019/2020, para o “Seminário de execução financeira e assinatura dos termos de outorga dos bolsistas”.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Santos participaram do evento que formalizou o início das atividades dos bolsistas do programa.

O seminário foi ministrado pelo diretor Financeiro da Fapema, Mauricio Brandão. O momento foi de orientação e esclarecimento para os bolsistas. Teve a participação do representante da Líder do Inova Maranhão para Startups, Gabriela Dominguez, e do coordenador de Inovação da Fapema, Mauricio Sá.

“A assinatura dos termos garante as startups receberem bolsas para aquisição de insumos e equipamentos para os seus projetos”, destacou o secretário Davi Telles.

O presidente da Fapema, André Santos afirmou que o seminário é importante para que os participantes possam fazer o melhor uso possível do recurso. “E, no momento necessário, possam fazer a prestação de contas à fundação”

Edital Inova Maranhão para Startups

Nessa nova etapa do Inova Maranhão para Startups serão investidos R$ 1.650.000,00 para startups na modalidade incubadora e aceleração e R$ 150 mil para gestão de programa.

O objetivo do edital é alavancar projetos de base tecnológica. Na primeira fase, foram selecionados 110 projetos de São Luís e do interior do Estado, desses 24 seguiram para a segunda fase com aporte financeiro.

Demo Day Inova, Galera!

Estimular a inovação e o empreendedorismo em diversas áreas é um dos objetivos do Programa Inova Maranhão. Assim, surgiu, no âmbito do Inova Maranhão Educação, o projeto Inova, Galera!

Iniciado em maio, o projeto, executado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), capacitou, durante dois meses, professores do ensino médio, buscando difundir a cultura da inovação, empreendedorismo e tecnologia nas escolas. Os professores capacitados tornaram-se multiplicadores dessa capacitação para os seus alunos e a multiplicação gerou resultados.

Após dois meses de mentorias, imersões e capacitações semanais, na última terça-feira (17), foi realizado o Demo Day Inova, Galera!, momento em que os estudantes das escolas públicas apresentaram seus projetos empreendedores.

Foram apresentados 21 projetos inovadores em evento, no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, com a presença de professores e de autoridades, o secretário Davi Telles; o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Cidadania Digital da, Nivaldo Muniz; a secretária adjunta da Educação, Karen Barros; e o superintendente de Educação Profissional da Seduc, Emanuel Denner.

Durante toda a tarde, os jovens estudantes do ensino médio apresentaram seus projetos com temáticas como: inclusão da pessoa com deficiência visual, consumo consciente de água entre outras temáticas.

“Todos esses projetos são fruto de um investimento não só de dinheiro, mas de pessoas que se apaixonaram por essa ideia e deram o melhor de si para que ele fosse realizado. Fizemos questão de levar esse projeto para escolas públicas e queremos levar para um número maior de escolas para que mais jovens descubram que podem empreender e mais que isso, podem trazer soluções para dar qualidade de vida para outras pessoas”, ressaltou o secretário Davi Telles.

Para professores e estudantes a experiência foi marcante e transformadora. “A ideia era associar a tecnologia, a criatividade, a inovação à necessidade observada no mundo contemporâneo. Buscando soluções para problemas que já existem aliado à força da juventude”, ressaltou Bernardo Leite, professor da U.E Menino Jesus de Praga.

“O projeto mudou a nossa forma de pensar e ver o mundo por pensarmos soluções não só para nós, mas para outras pessoas”, explicou Adrielly Ferreira estudante do Barjonas Lobão.

Projetos

Entre as iniciativas pensadas na área da saúde destaca-se o Up Health, um projeto de aplicativo de agendamento de consultas que, também, armazenaria histórico do paciente, fornecendo também atestado médico. A ideia da equipe surgiu a partir dos problemas observados no Sistema Único de Saúde.

Outra solução idealizada foi o app AmaPets, que é uma plataforma de informações de animais domésticos para encontrar parceiros compatíveis para cruzamentos, informando o perfil de cada animal.

Surgiram soluções ecológicas, como Educ-Transformation, que é um detergente produzido a partir de óleo de cozinha saturado, uma alternativa para a reutilização do óleo vegetal.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA