14/12 15:24

Secti encerra ano com atividades do programa Inova Maranhão

Divulgação
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no âmbito do Programa Inova Maranhão realizou, na primeira quinzena do mês de dezembro, uma série de atividades envolvendo os eixos startups, empresas e educação.

No eixo startups, foi realizado um dos mais importantes eventos de inovação, o Demoday Inova Maranhão para Startups. O evento foi realizado de forma híbrida (parte presencial, parte online) no Locomotiva Hub e marcou o encerramento do ciclo 2019/2020 do programa de incubação e aceleração de empresas inovadoras.

As  sete startups com melhor desempenho no programa de inovação apresentaram seu modelo de negócio para as instituições investidoras convidadas para o evento. A Imagina Kids, Azo, SamrTrash, Tour, Dr. Personal, BemDaí e Tec Teca tiveram três minutos cada para apresentar a estrutura do negócio e cinco minutos de questionamentos dos possíveis investidores.

Além dos pitchs das sete startups, foram mostrados os resultados obtidos junto as startups participantes da primeira e segunda fase do programa, talks abordaram temáticas como cadeias produtivas e empreendedorismo negro.
Divulgação
“Nós elaboramos com todo o cuidado uma programação restrita para poucas pessoas e transmitida ao vivo no YouTube do Inova Maranhão para que todos pudessem acompanhar a qualidade da apresentação das startups aceleradas pelo Inova Maranhão, um programa que cresceu muito desde a sua concepção primeira vem dado ótimos resultados. O Inova Maranhão é uma iniciativa do Governo do Maranhão que tem dado muito certo e é perceptível na qualidade dos projetos apresentados aqui”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

Sobre as startups
Imagina Kids
Categoria: Educação
Plataforma de suporte didático-pedagógico para a construção de histórias infantis por crianças. A ImaginaKIDS fornece recursos tecnológicos para criação e impressão de narrativas autorais para instigar o protagonismo infantil, e um conjunto de atividades que estimulam o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos de maneira lúdica, por meio de estratégias personalizadas às escolas.

Azo
Categoria: Saúde e bem-estar do cidadão
Plataforma que amplia a eficiência do monitoramento remoto de pacientes co DCNT, especificamente cardíacos, através de uma smartband integrada a uma plataforma de monitoramento e análise de dados que auxiliam na tomada de decisão médica.

Smartrash
Categoria: Agroindústria e desenvolvimento de cadeias produtivas
Aproveitamento de resíduos orgânicos através da compostagem de resíduos alimentares que seriam descartados no meio ambiente.

Tour
Categoria: Tecnologias
Plataforma de turismo inteligente que integra o turista, a cidade e negócios locais, oferecendo informação prévia dos locais, deedback dos espaços turísticos e de empresas por comentários e reações das pessoas que passam pelos locais, além de oferecer a possibilidade do usuário dar sugestões de novos locais turísticos.

Dr. Personal
Categoria: Saúde e bem-estar do cidadão
Plataforma web para facilitar o contato de pessoas interessadas no mundo fitness com profissionais autônomos (personal trainers) e empresas (academias, estúdios, clubes entre outros).

Tec Teca
Categoria: Educação
Aplicativo de assinatura de livros digitais infantis, com livros interativos que fornecem ferramentas, como alterar características das personagens, dar movimento às passagens de texto, conter o som ambiente e narrar a história.

BemDaí
Startup especializada na comercialização e fluxo de vendas de produtos em grande escala e fracionados provenientes de Agricultores Familiares do Maranhão.

Edital Tecnova
O Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), lançaram na última quinta-feira (10), o Edital Tecnova.

A solenidade de lançamento do edital foi realizada totalmente on-line e contou com a presença de representantes da Secti, da FAPEMA e de instituições parceiras como a Thalamus, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e da Endeavor Brasil.

O objetivo do edital é apoiar o desenvolvimento de produtos inovadores de empresas maranhenses, promovendo um aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país.

“O Tecnova fecha um ciclo de investimentos do Governo do Maranhão, desde o edital de startups, o Centelha Maranhão e agora o Tecnova que envolve empresas já consolidadas que tem interesse em inovar. Isso mostra o esforço e compromisso do Governo Estadual com a inovação e desenvolvimento do Maranhão”, enfatizou o presidente da Fapema, André Santos.

Poderão ser concedidos recursos financeiros de até e R$ 280.000,00 (duzentos e oitenta mil reais) para empresas maranhenses que apresentarem proposta de inovação para obtenção de apoio financeiro nas seguintes temáticas: Agropecuária; Economia Criativa; Bem-estar social; Indústria; Tecnologias Emergentes; Informação.

As propostas podem ser submetidas até o dia 25 de janeiro. O Edital pode ser conferido nos sites da Secti www.secti.ma.gov.br e da Fapema www.fapema.br.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA