Governo do MA e CETENE avançam em acordo de cooperação de técnica que beneficia os IECTs do estado

Representante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e dos Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia – IECTs reuniram-se no mês de abril. Participaram das reuniões o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, o Secretário Adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz, o Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Igor Nascimento, o Coordenador do IECT Saúde, Prof. Dr. Allan Kardec Barros; IECT Biotecnologia, Prof. Dr. Livio Martins; IECT Agricultura Familiar, Prof.Dr. Emanuel Gomes; IECT Babaçu, Prof. Dr. Fábio Afonso.

No primeiro encontro realizado, além da apresentação das ações desenvolvidas pela SECTI e pelo CETENE, foram identificados os pontos de convergência nos ramos de atuação cada instituição. Já na segunda conferência, com a participação dos coordenadores dos IECTs estaduais, avançou a construção do acordo de cooperação técnica que selará uma parceira baseada em redes de conhecimento, objetivando desenvolver e aperfeiçoar pesquisas acadêmicas estratégicas para o desenvolvimento econômico regional. O foco será o compartilhamento de estruturas laboratoriais, protocolos e boas práticas.

“Os Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia – IECTs contribuem para a transformação social que tanto buscamos por meio da ciência. A ciência pode melhorar e transformar vida de milhares de maranhenses”, destacou Davi Telles.

Sobre os IECTs

Os Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia têm como principal objetivo implantar redes convergentes de pesquisadores sobre temas comuns. Fazem parte dos IECTs professores pesquisadores das mais diversas Instituições de Ensino Superior.

O IECT Babaçu tem o objetivo de potencializar a cadeia do fruto com base na produção e difusão de ciência e tecnologias aplicadas a partir da pesquisa acadêmica;

O IECT Saúde apoia pesquisas voltadas para o tratamento de doenças crônicas, negligenciadas, neurodegenerativas e câncer;

O IECT Agricultura Familiar produz conhecimento voltado para a potencialização da agricultura familiar sustentável no Maranhão;

O IECT de Biotecnologia trabalha com os recursos biológicos que podem ser transformados em fármacos, cosméticos e outros produtos que possam ser utilizados pela população.

Sobre o CETENE

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) busca promover a integração entre conhecimento, fomento, sociedade, e atua principalmente nas áreas de Biotecnologia, Nanotecnologia e Microeletrônica.