Projetos Selecionados para os IECTs: Babaçu, Saúde e Agricultura Familiar são apresentados

Foto DivulgaçãoA Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), realizaram na tarde da última segunda-feira (26), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, o evento de Apresentação dos Projetos Selecionados para os Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia – IECTs: Babaçu, Saúde e Agricultura Familiar.

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Alex Oliveira, do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio Mendonça, do Reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão – Ufma, Allan Kardec, da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual da Região Tocantina, UemaSul, além de representes da Uema e Ifma.

Antes da entrega dos termos de outorga aos pesquisadores e da apresentação dos projetos o secretário Davi Telles falou sobre a importância dos projetos. “Os Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia – IECTs contribuem para a transformação social que tanto buscamos por meio da ciência. A ciência pode melhorar e transformar vida de milhares de maranhenses, essas pesquisas apresentadas aqui tem grande potencial”, ressaltou.

Foram apresentados trinta projetos de professores pesquisadores de diversas instituições. Na ocasião os professores pesquisadores explicaram o tema abordado pela pesquisa, os principais objetivos e o que esperam alcançar com o estudo.

Sobre os IECTs

Foto Divulgação

A criação dos  Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia – IECTs: Babaçu, Saúde e Agricultura Familiar tem como principal objetivo investir em pesquisas, priorizando áreas de interesses estratégicos para o Maranhão, estimulando pesquisadores em rede para que produzam conhecimento, respondendo aos problemas existentes na economia local e gerando inovação tecnológica.

O IECT Babaçu tem o objetivo de potencializar a cadeia do fruto com base na produção e difusão de ciência e tecnologias aplicadas a partir da pesquisa acadêmica;

O IECT Saúde apoiará pesquisas voltadas para o tratamento de doenças crônicas, negligenciadas, neurodegenerativas e câncer;

O IECT Agricultura Familiar visa produzir conhecimento voltado para a potencialização da agricultura familiar sustentável no Maranhão;