27/10 18:16

Projeto inovador no combate à Covid-19 foi um dos destaques da SNCT


A engenheira eletricista e mestre em Engenharia Elétrica Jéssica Almeida é uma pesquisadora inquieta. Professora do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com experiência profissional em uma grande mineradora e intercâmbio na Universidad del País Vasco, na Espanha, Jéssica encontrou tempo para se dedicar a um projeto inovador em tempos de pandemia: o desenvolvimento de um respirador genuinamente maranhense para o combate à Covid-19.

O trabalho, que está em fase intermediária de execução, com cerca de 70% de execução, foi um dos destaques apresentados na 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Maranhão, que este ano pela primeira vez foi realizada apenas no formato online.

Com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, a 17ª SNCT contou com a exposição de 78 atividades entre os dias 19 e 23 de outubro, entre palestras, minicursos e pôsteres.

Para Jéssica, apesar das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o formato virtual pode ser grande importância para amplificar a difusão dos temas em debate na SNCT.

“O evento online inclusive se torna bem atrativo, podendo atingir uma quantidade maior de pessoas. O evento foi bem interessante na forma como foi organizado”, elogiou.

Makers do Maranhão


A engenheira Jéssica Almeida é uma das coordenadoras do projeto de confecção do respirador maranhense que conta com a atuação de um grupo multidisciplinar, formado por engenheiros mecânicos, engenheiros de automação, fisioterapeutas, médicos e de voluntários do grupo Makers do Maranhão, coletivo que desde o início do surto epidemiológico fez a diferença no combate ao novo coronavírus, produzindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de baixo custo, que foram doados para uso nas unidades de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Jéssica conta que os ‘Makers contra o Covid-19’ desenvolveram seis mil face shields, câmaras de acrílico para pacientes com a doença, um projeto ‘do zero’ de máscaras do tipo N95 e até um automatizador de Ambu, um reanimador manual tecnicamente conhecido como Unidade Manual de Respiração Artifical (da sigla em inglês Artificial Manual Breathing Unit), que não chegou a ser utilizado.    

“Nós decidimos participar [da SNCT] principalmente para apresentar esse grupo fantástico que se gerou em torno desse projeto do respirador maranhense. São várias pessoas, de várias instituições, com várias obrigações externas diferentes, mas que continuam engajadas no projeto”, relata Jéssica.

Para a pesquisadora, o grande diferencial da SNCT é que a mostra recebe trabalhos das mais diversas áreas, e os projetos, de forma geral, têm grande aplicação em sociedade, o que reforça a importância da pesquisa científica.

“Nós participamos de forma nacional e internacional em vários eventos, mas geralmente não são muito democráticos e passam por uma seleção inclusive financeira. Já a SNCT é um evento democrático que aceita trabalhos aplicados em sociedade”, avalia Jéssica.

Inteligência Artificial na educação maranhense

Monique avalia que o Maranhão tem total capacidade de experimentar inúmeras possibilidades da Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem. Ela cita programas adaptados e direcionados aos alunos, como gamificação e robótica.

A professora acredita a versão virtual da SNCT foi uma saída exemplar para dar continuidade às pesquisas acadêmicas que foram interrompidas com a pandemia.

“Com a pandemia demos uma parada ou acabamos diminuindo as pesquisas. Eventos como esse engajam os pesquisadores, além de auxiliar alunos e outras pessoas da comunidade a se interessarem pelo ramo da pesquisa científica”, pontua.

Os vídeos com as palestras apresentadas na 17ª SNCT estão disponíveis para acesso gratuito no canal no YouTube da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), organizadora do evento no Maranhão.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA