27/09 21:00

Programas de Pós-Graduação da UFMA são bem avaliados pela CAPES

bUsI9S90ZAmSkCZ

Foi divulgado, neste mês de setembro, o resultado da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aos Programas de Pós-Graduação do Brasil. De 2007 a 2017, o Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG) dobrou a quantidade de cursos de doutorado, o nível mais alto da formação acadêmica, e triplicou os cursos de mestrado profissional, assim como o número de mestrados acadêmicos, que cresceu 65%.

A produção intelectual dos programas também teve um crescimento expressivo entre os dois últimos períodos de avaliação. Houve crescimento de 89% no número de artigos em periódicos e 80% na produção de livros ou capítulos de livros.

Com o crescimento tanto dos programas quanto da qualidade deles, a Universidade Federal do Maranhão teve avanços importantes nos seus cursos stricto sensu. Os programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, em Educação e em Ciências dos Materiais progrediram de nota 3 para nota 4, o que representa uma conquista singular, ressaltando que os cursos com nota 4 podem implantar o doutorado em suas pós-graduações.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, Franciana Pedrochi, o crescimento significativo é um indicativo de que o trabalho está sendo bem feito. “O curso nasceu em 2013, então essa é a nossa primeira avaliação dos quatro primeiros anos do programa. Ter esse avanço na primeira avaliação mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar trabalhando duro para isso”, destacou. Localizado no câmpus de Imperatriz, foi o primeiro Programa de Pós-Graduação da região. “A avaliação é importante tanto para nós do curso, quanto para todo o câmpus, mostrando que temos qualidade, se comparado com a capital”, contou.

Um outro destaque é para o programa de Física, cuja nota era 4 e, após a avaliação, progrediu para 5, enquanto que o Programa de Políticas Públicas manteve a nota máxima 6. Para o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Allan Kardec, as pós-graduações são importantes para o sustento da graduação. “A UFMA vem crescendo com diversos investimentos do Governo Federal e também pelo esforço dos professores, que são os protagonistas dessa evolução. Mesmo em um cenário adverso que estamos vivenciando no Brasil, conseguimos manter o nível dos nossos cursos, nenhum caiu graças ao esforço dos docentes”, destacou.

A avaliação quadrienal 2017 foi realizada por 1.550 consultores, que se reuniram no edifício-sede da CAPES, em Brasília, entre os dias 3 de julho e 11 de agosto de 2017. Os consultores avaliaram, no Brasil, os 4.175 programas e os seus 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional. Na UFMA, existem, atualmente, 29 programas, 30 cursos de mestrado, 7 de mestrado profissional e 9 cursos de doutorado.

As comissões utilizam como base para a avaliação as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado, por meio da Plataforma Sucupira. Ao início de cada ano, as informações referentes ao ano anterior são chanceladas pelos pró-reitores. Os critérios avaliados são: produção científica, distribuição da produção científica, formação de mestre e doutores, equilíbrio na formação de mestre e doutores.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA