02/07 12:33

Programa Inova Maranhão: Eixos do programa seguem com workshops e mentorias on-line

24309_whatsapp_image_2020_06_20_at_10.40.38_5027971843615816019

Inova Maranhão segue com workshops e mentorias on-line (Reprodução)

O programa de inovação do governo estadual, o Inova Maranhão segue a todo o vapor. Executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o programa segue levando conhecimento e estimulando a cultura da inovação e empreendedorismo em todo o Maranhão.

Por meio dos eixos startups, educação e universidades, o programa está presente em 25 municípios, capacitando, orientando e ajudando a desenvolver ideias inovadoras.

Universidades

Atualmente 698 pessoas integram o Eixo Universidades do programa por meio do Edital Centelha que estimula a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora no Maranhão com workshops e mentorias contínuas para os participantes do projeto, além do fomento de R$ 52.850,00.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles falou do eixo. “Muitas das soluções de inovação são soluções que advém necessariamente da pesquisa cientifica tradicional que precisa se transmudar em inovação, ou seja, é a transmudação da pesquisa em um produto que possa resolver uma crise ambiental, de uma questão séria de índice de desenvolvimento humano etc”.

Os workshops tiveram início no dia 13 de junho e são transmitidos no canal do YouTube do Inova Maranhão. São cerca de duas horas de aprendizado e troca de conhecimento com a equipe da Secti que fornece orientações para a estruturação do modelo de negócio. Nessa segunda fase, o projeto conta com 200 ideias inovadoras e dura cerca de 58 dias.

As capacitações e mentorias tratam sobre tipos de inovação, viabilidade do produto, necessidades do cliente, entre outras temáticas. As transmissões no YouTube seguem até o próximo dia 2 de julho; após esse período serão selecionadas as 100 equipes que seguem para a terceira fase recebendo fomento de R$ 52.850,00.

“Nessa segunda fase do Centelha MA, nós preparamos um conteúdo focado em potencializar as equipes para que elas realizem uma boa submissão e consigam passar para a próxima fase. Mesmo aqueles que não são selecionados para as fases finais do programa, continuam tendo acesso ao conteúdo do programa para que continuem potencializando seus negócios”, explicou Paula Maia, coordenadora do eixo Universidades.

Para chegar nas fases finais do Centelha Maranhão, os participantes do programa devem entender qual é o valor do seu projeto, do seu negócio, quem são os seus clientes e quais são as necessidades reais desses clientes.

Startups

O ciclo 2019/2020 do Inova Maranhão para Startups também segue levando conhecimento para os participantes do segundo edital de startups do Governo do Maranhão, por meio da Secti.

As 24 startups participantes da segunda fase do programa são acompanhadas pela equipe da Secti. As mentorias e workshops que eram realizadas no hub de inovação, o Casarão Tech Renato Archer, agora acontecem on-line na Comunidade Virtual do Inova Maranhão na plataforma Discord.

“A comunidade é aberta para todos. O intuito é que seja um espaço democrático e colaborativo para o desenvolvimento de empreendedores no nosso estado, com canais de texto e de vídeo para as pessoas se comunicarem e contribuírem uns com os outros”, explicou Hermano Reis, líder do Inova Maranhão para Startups.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA