O programa

Cidadão do Mundo

O Governo do Estado do Maranhão apresenta o Programa CIDADÃO DO MUNDO que objetiva oferecer intercâmbio internacional com foco em idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol) aos jovens maranhenses entre 18 e 24 anos, alunos egressos DO ENSINO MÉDIO da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos. Serão concedidas até 300 bolsas de estudos no período de 2016-2018, nas modalidades de INTERCÂMBIO LINGUÍSTICO, ESTÁGIO INTERNACIONAL e ENSINO MÉDIO NO EXTERIOR.

LEI Nº 10.286, DE 21 DE JULHO DE 2015

LEI Nº 10.463, D E 6 DE JUNHO DE 2016

DECRETO Nº 30.959, DE 21 DE JULHO DE 2015

Veja os resultados da 1ª edição do Programa clicando aqui

MODALIDADE INTERCÂMBIO LINGUÍSTICO

No ano de 2016, serão selecionados 70 jovens com bolsas de estudos para Cursos de Idioma no exterior, a partir de edital público e processo de seleção criterioso, com embarque previsto para o primeiro semestre de 2017.

O acesso a essas bolsas é precedido por Curso de Imersão Linguística, com duração de três meses, no qual os alunos poderão aperfeiçoar seu conhecimento de Inglês, Francês e Espanhol antes de embarcar para o exterior.

Após a realização do intercâmbio, deverão apresentar produção escrita sobre a experiência, pré-requisito para a certificação dos participantes no Programa.

Nesta página, a chamadas públicas e o acesso à página de inscrições para o Programa.

Observamos que o presente edital foi prorrogado até o dia 12 de agosto do corrente ano.

  PRORROGADO Edital Secti Nº 12 CIDADÃO DO MUNDO 2016

Inscrição 

MODALIDADE ESTÁGIO INTERNACIONAL

O Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação–SECTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão-FAPEMA, com o objetivo de promover as aptidões e estimular o crescimento profissional dentro da linha de ação “Mais Qualificação”, e no âmbito do programa “Cidadão do Mundo”, tornaram público o edital de Estágio Internacional.

O objetivo do Estágio Internacional é estimular a realização de estágios e intercâmbios multilaterais de curta duração em parceria com Instituições de Ensino e/ou Pesquisa ou empresas localizadas fora do Brasil, visando o aperfeiçoamento profissional e a experiência internacional de estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Acesse o Edital no link Edital-Fapema-Nº-002-2016-STGI ou diretamente no site da FAPEMA (www.fapema.br)

Faça sua inscrição!

 

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA