Professores participam de primeira imersão do projeto Inova, Galera!

Foto Divulgação

Foram quatro dias de imersão e muito aprendizado no hub de inovação do Estado, o Casarão Tech Renato Archer, durante o Inova, Galera!

Quarenta professores da rede pública de ensino começaram no último dia 07 uma capacitação voltada para práticas de inovação, tecnologia e empreendedorismo na educação. A iniciativa faz parte do Programa Inova Maranhão que busca fomentar a criação de empresas de base tecnológica e estimular a inovação nas empresas maranhenses.

Participaram da abertura, o secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz, o superintendente de Inovação da Secti, Leandro Franco, e a Head de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Softex, Luciana Tsukada.

O secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz destacou a importância do projeto. “Nós lançamos a primeira edição da ação Inova, Galera! que é uma ação dentro do eixo educação do Programa Inova Maranhão. Inovação e educação, são de forma muito enfática prioridades deste governo e o Programa Inova Maranhão tem muito orgulho de apresentar para um conjunto de professores a oportunidade de se capacitar para levar aos seus alunos um espírito empreendedor, inovador e criativo que é um caminho para a superação das desigualdades no nosso Estado”.

Dentre as atividades realizadas ao longo dos dias, houve workshops e palestras, intercaladas com atividades para que os professores pudessem praticar o que ouviram durante a capacitação. Conceitos de inovação, negócios que geram valor, métodos de validação de ideias e de negócios, tecnologias, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foram algumas das temáticas abordadas, além dos próximos passos da capacitação.

“Nessa capacitação nós estamos tendo contato com novas metodologias que estimulam os nossos alunos a pensar e resolver problemas da sociedade relacionados ao empreendedorismo. Estamos adquirindo novos conhecimentos para repassar em sala de aula e contribuir com o desenvolvimento social e tecnológico”, enfatizou o professor Amauri Souza.

Após a primeira imersão, a capacitação seguirá com webinar (webconferência) semanal com material didático e vídeos, além de acompanhamento em conjunto de métricas sobre a multiplicação do conhecimento para os alunos.

O projeto-piloto que é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A ação faz parte do eixo educação do Programa Inova Maranhão.

Programa Inova Maranhão
O programa Inova Maranhão é uma política do Governo do Maranhão executada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que visa estimular a inovação, com foco no desenvolvimento econômico e social regional.

O programa trabalha com seis eixos: startups, educação, ecossistema, universidades, empresas, administração pública.