Penalva e Cajapió recebem Rede MARANET

Foto Mayara Moraes
O Governo do Maranhão segue levando conhecimento e informação para um número cada vez maior de maranhenses com a instalação de pontos de internet gratuita na capital e no interior do Estado.

Belágua e Urbano Santos foram os primeiros a receber internet de alta velocidade após o anúncio da expansão da Rede de Internet Gratuita do Maranhão – MARANET.

Na última quarta-feira (20) foram inaugurados pontos da MARANET em Cajapió, Penalva democratizando o acesso à internet e beneficiando mais de 43 mil pessoas.

A inauguração da rede de internet contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

“O modelo da Maranet é o da parceria, o município garante a energia elétrica, o provedor regional fornece a estrutura do acesso à internet pública e o Governo do Maranhão entra com os equipamentos de última geração e viabiliza a publicidade institucional dos provedores, desta maneira nós conseguimos fazer com que todos ganhem”, explicou o secretário.

“A MARANET garante a possibilidade de aprendizado e maior acesso a informações diversas, com ela jovens podem se cadastrar em programas, além de ampliar seus horizontes com a inclusão no mundo digital”, enfatizou o secretário.

Em Penalva, o totem da Maranet foi instalado no Centro da cidade na Praça Doutor José Joaquim Marques. A inauguração foi comemorada pelo prefeito municipal, Ronildo Campos e pelos moradores presentes na solenidade.

“A Maranet já era um anseio do nosso município e nós estamos muito gratos pelo Governo do Maranhão nos atender. Para que esse sonho fosse concretizado nós estabelecemos uma parceria com o governo e com nosso provedor penalvense que a partir de hoje nos fornece um sinal de qualidade gratuitamente”, ressaltou o prefeito.

Em Cajapió, o totem foi instalado na Praça Duque de Caxias. A população comemorou o presente recebido durante as festividades de aniversário de 83 anos do município.

“É uma satisfação imensa receber a internet gratuita do Governo do Maranhão. Nossa comemoração é dupla por recebermos esse benefício que vai contribuir para a inclusão digital da nossa população e pelo aniversário da nossa cidade”, destacou o prefeito do município, Dr. Marcone.

Para a estudante Marina de Jesus, a internet gratuita é um incentivo aos estudos. “É muito bom, agora nós podemos ter acesso a informações, fazer pesquisas, descobrir um mundo diferente. Vai facilitar muita coisa”.

Expansão MARANET
A Rede de Internet Grátis do Maranhão (Maranet) integra o programa “Cidadania Digital”. A iniciativa tem como objetivo enfrentar a exclusão digital que atinge significativo percentual da população, contribuindo para que serviços públicos, conhecimento e informação alcancem mais pessoas.

Nessa nova etapa 61 municípios receberão internet de alta velocidade. O Wi-Fi grátis será instalado em praças, feiras livres e locais que possibilitem a participação da população.

“Nessa fase de expansão da Maranet nós contamos com sete provedores de internet, parceiros que fornecerão links de 10Mbps para cada município. Nossos parceiros são: Sivnet, Prisma Telecom, Pix, Bjnet, Nandonet, Synknet e Bital Telecom”, explicou o secretário Adjunto de Inovação e Cidadania Digital e Coordenador do Programa Cidadania Digital, Nivaldo Muniz.

Confira os municípios contemplados:
Santa Inês, Pindaré Mirim, Vitória do Mearim, Arari, Bom Jardim, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Colinas, Mirador, Jatobá, Passagem Franca, Barreirinhas, Tutóia, Paulino Neves, Água Doce do Maranhão, Araioses, Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré, Turiaçu, Bacuri,Apicum Açu, Penalva, Nova Olinda do Maranhão, Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Morros, Cachoeira Grande,Icatu, Presidente Juscelino, Itapecuru Mirim, Vargem Grande, Chapadinha, Urbano Santos, Belágua, São Benedito do Rio Preto, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Codó, Alcântara, Bequimão, Pinheiro, Cajapió, São Vicente de Ferrer, São João Batista, Matinha, Viana, Cururupu, São José de Ribamar, Santa Helena, Turilândia, Mirinzal, Porto Rico, Guimarães, Central do Maranhão, Cedral, Serrano.