22/07 19:47

Nova edição do Inova Maranhão começa capacitação de startups

 Divulgação O Governo do Maranhão inicia neste sábado (20) o processo de pré-incubação e pré-aceleração das startups selecionadas pelo Programa Inova Maranhão.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Inova Maranhão está destinando R$ 1,65 milhão para promover um ecossistema de inovação no Estado. A quantia é o dobro do valor investido no ano passado.

Nesta primeira etapa, os autores dos projetos selecionados participarão de sessões de capacitação focadas em exercícios de identificação de oportunidades, conhecimento do mercado de consumo, construção de projetos, vendas, marketing e outros.

Além de São Luís, as sessões serão feitas simultaneamente em Imperatriz, Caxias e online para atender os municípios da Grande São Luís e do interior do Estado nos municípios de Matinha, Bacabal, Açailândia, Timon, Teresina e Chapadinha. A SECTI também disponibilizará vídeos com o conteúdo da capacitação para os demais municípios.

Para garantir o fortalecimento do ambiente de inovação e estimular quem deseja empreender no setor, o Governo aprimorou os mecanismos de encubação de aceleração do Programa Inova Maranhão, como explica o titular da SECTI, Davi Telles.

“Estamos vindo de uma experiência muito interessante no ano passado, quando contratamos uma empresa para promover os processos de encubação e aceleração. Desta vez, esses processos serão feitos por equipe própria, que passou por um processo bastante rigoroso, uma equipe com atuação na iniciativa privada, inclusive em outros países”, detalha.

Novidades

Além do fortalecimento de equipes de formação das startups, o Inova Maranhão direcionou a seleção de projetos dentro de uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, a partir de linhas prioritárias.

Para o secretário Davi Telles, o chamamento tematizado dos projetos dará mais eficácia na para o programa.

“Em 2 de janeiro deste ano, o governador Flávio Dino assinou decreto com definição das linhas temáticas do Programa Inova Maranhão em sete eixos com grande impacto para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. A partir das experiências do ano passado e com as novidades implantadas este ano, temos certeza que o Inova Maranhão se torna mais robusto e muito mais eficaz. E a economia da inovação maranhense entra de uma vez por todas no cenário nacional com muita força”, diz.

Telles explica, ainda, que esse é o primeiro programa de inovação implantado no país com tais características.

Agenda

As atividades voltadas para os autores dos projetos selecionados para pré-encubação seguem até o próximo dia 11 de agosto. A partir de setembro, as startups selecionadas para aceleração iniciarão capacitação, com atividades previstas até janeiro de 2020.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA