20/11 19:26

Professores de Timon participam de capacitação

DSCN2411

Foram três dias de aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais especializados em história, comunicação e cultura, e paleontologia. Durante os dias 08, 09 e 10 de novembro, setenta professores da rede pública de ensino do município de Timon, puderam participar de uma capacitação em Educação Patrimonial, Arqueologia e Paleontologia promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

As aulas foram realizadas no Centro de Treinamento Wall Ferraz, localizado ao lado do prédio da Semed em Timon.

Os professores municipais foram divididos em duas turmas para participar da capacitação que tratou sobre o conceito de patrimônio com enfoque na paleontologia e valorização do patrimônio.

“A capacitação foi uma experiência muito interessante, participaram professores de várias áreas como história e filosofia todos muito interessados”, contou a historiadora Augusta Gonçalves Amenguel, uma das profissionais que ministrou aula.

Essa capacitação foi uma iniciativa pioneira, a primeira realizada para professores da rede pública do Maranhão e surgiu a partir das oficinas do programa Luminar: Caravana da Ciência, e de uma demanda dos próprios professores que sentiram necessidade de acompanhar mais de perto e compreender mais a respeito das oficinas ofertadas aos estudantes pelo programa.

DSCN2448

“Nosso interesse com a Caravana da Ciência, sempre foi despertar nos estudantes o interesse pela ciência, ofertando oficinas. Depois de um tempo percebemos o interesse dos professores e decidimos capacitar os professores como forma de dar continuidade às oficinas desenvolvidas no Luminar”, explicou Ana Paula Araújo coordenadora do programa Luminar: Caravana da Ciência.

Durante os dias de capacitação, os professores receberam material didático, e puderam receber orientações de como aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula.

“A maioria dos professores que se inscreveram no curso, trabalham com crianças pequenas, então nós buscamos mostrar a eles que é possível adaptar a aula e as informações para que as crianças também tenham acesso a esse conhecimento”, ressaltou a professora Agostinha Araújo Pereira.

Os professores também foram estimulados a conhecer mais a região em que vivem, para que possam reconhecer e valorizar esse patrimônio.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA