12/01 2:48

Jovens pesquisadoras recebem Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

WhatsApp Image 2018-01-10 at 17.39.58

Duas jovens pesquisadoras maranhenses receberam na tarde da última quarta-feira (10), na sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.

O prêmio é concedido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secti à estudantes, mestres e doutores(as) autores de redações, artigos científicos e memoriais descritivos de lideranças feministas. O edital tem o objetivo de estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades de gênero.

Lançado em maio de 2017, o edital premiou cinco trabalhos nas categorias: mestra(e) e estudante de doutorado; graduada (o), especialista e estudante de mestrado; estudante de graduação; jovem pesquisadora no ensino médio; e liderança feminina. As vencedoras do certame receberam o troféu Maria Aragão, um certificado e um notebook, durante a Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão realizada em Timon no mês de outubro.

As vencedoras das categorias graduada (o), especialista e estudante de mestrado; e jovem pesquisadora no ensino médio, Hellen José Daiane Alves Reis e Helena Gabriele Mendes Cruz respectivamente, receberam os prêmios das mãos do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, e dos secretários adjuntos da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Igor Nascimento, e do secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz.

“Gostaria aqui de parabenizar as duas jovens pelos trabalhos desenvolvidos, e destacar que é desse modo, debatendo, discutindo, e estudando que é possível superar o machismo e contribuir para valorização da mulher e seu papel na sociedade”, enfatizou o secretário Davi Telles.

A solenidade também foi acompanhada pelos professores orientadores e familiares das premiadas que falaram sobre o desafio e importância de debater a igualdade de gênero.

“Essa premiação tem um grande valor não só pelo nosso trabalho e dedicação, mas principalmente pelo que ele representa na busca pela igualdade de direitos e transformações na sociedade”, explicou Helena Gabriele Mendes Cruz, estudante do Colégio Militar e autora do trabalho ‘Igualdade de Gênero: rompendo determinismos para alcançar a mudança’.

Hellen José Daiane Alves Reis, autora do trabalho ‘Representação sobre mulheres negras em Livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental’, lembrou a importância da contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico. “Muitas mulheres produziram conhecimento científico e foram esquecidas, nós buscamos lembrar a sociedade que as mulheres também produzem conhecimento para o nosso país”.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA