19/10 23:45

Inteligência Artificial é o tema da 17ª Semana de Ciência e Tecnologia no MA

 

“Nada mais oportuno do que em um ano tão difícil e sofrido encontrar esse ponto de equilíbrio entre a defesa da ciência, da tecnologia, da inovação ao mesmo tempo em que buscamos a defesa da ética, do humanismo, da solidariedade para que seja exitosa essa aventura que participamos em busca da felicidade humana”, disse o governador Flávio Dino na solenidade de abertura da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão, nesta segunda-feira (19).

“Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira” é o tema desta edição, que acontece de 19 a 23 de outubro, pela primeira vez, de forma totalmente virtual. Todas as palestras, minicursos e apresentações de trabalhos serão realizadas online no canal no Youtube da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), órgão estadual responsável pela realização do evento no Maranhão.

Além do governador Flávio Dino, participaram da solenidade o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles; o Secretário de Estado da Educação e Reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, Felipe Camarão; o Presidente da FAPEMA, André Santos; o Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa; a Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, Elizabeth Fernandes; o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Roberto Brandão; o vice-governador Carlos Brandão entre outras autoridades.

Na ocasião o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles falou sobre a importância e dimensão do evento científico. “Estamos aqui em mais uma Semana de Ciência e Tecnologia  a qual o Governo do Maranhão faz questão de realizar anualmente. Nós estamos entre as seis maiores semanas e ciência e tecnologia do Brasil e entre as três maiores semanas de ciência e tecnologia do nordeste desde 2015, quando o governador Flávio Dino tomou posse. Isto porque o Governo do Maranhão tem uma mola mestra que é o conhecimento transformador, a ciência que conduz e vetoriza as grandes transformações do planeta e da humanidade e isso pode ser refletido em alguns resultados que temos colhido recentemente”, destacou.

Na abertura da semana, foi proferida a palestra: “Ciência como agente de transformação social do Brasil”, ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Nicolelis, médico, neurocientista, professor catedrático da Duke University Medical School e ainda membro das Academias de Ciências da França, do Brasil e do Vaticano. O professor doutor é também presidente do Conselho do Instituto Santos Dumont, no Rio Grande do Norte.

A programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia está disponível no site: semana.secti.ma.gov.br

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA