11/04 12:03

Inscrições para concurso de desenhos da SNCT foram prorrogadas

IMG-20180410-WA0058

Estudantes têm até 20 de abril para cadastrar suas ideias no concurso de desenhos da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018), que ocorre de 15 a 21 de outubro, em todo o país, com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”. Coordenado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, o concurso foi criado para inspirar a identidade visual do evento e estimular a criatividade artística dos alunos.

A imagem escolhida servirá de referência para a logomarca da SNCT 2018, a ser utilizada em documentos, mídias, materiais de divulgação, portais e redes sociais. Como prêmio, o campeão da disputa ganhará uma viagem a Brasília durante o evento, para participar da cerimônia de abertura, com direito a acompanhante, além de um notebook, um kit científico e um certificado.

O concurso se destina a alunos dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante de escolas públicas e privadas. As instituições devem se responsabilizar por realizar uma etapa interna de pré-seleção dos desenhos e pelo envio das 20 melhores propostas. As artes precisam ser encaminhadas ao site http://snct.museu.cp.ufmg.br/ nos formatos PNG, JPEG ou PDF.

A Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prevê que os resultados sejam divulgados na primeira quinzena de maio. A comissão julgadora adotará como critérios de seleção a criatividade, a fidelidade ao tema, a aplicabilidade, a originalidade, a comunicabilidade e a qualidade. Os 10 desenhos com maior número de pontos na 1ª fase se classificarão para uma votação popular online e serão expostos em uma galeria virtual.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O tema da SNCT 2018 – “Ciência para a redução das desigualdades” – teve como inspiração a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas, escolas, fundações estaduais de amparo à pesquisa, institutos, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais. A ação de cunho científico-educacional busca mobilizar a comunidade científica e estudantil, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), ao valorizar criatividade, atitude científica e inovação; chamar atenção da sociedade para a relevância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país; e contribuir para que a população possa conhecer e discutir pesquisas e suas aplicações.

SNCT no Maranhão

No Maranhão, a novidade é que após dois anos sendo realizado no interior do estado, o maior evento de divulgação científica do país voltará para a capital maranhense, entre os dias 16 e 20 de outubro.

O evento que já tem data carimbada nas agendas dos maranhenses, volta para São Luís com ótimos resultados, classificada como a segunda maior Semana de Ciência e Tecnologia do nordeste, e quarta maior do Brasil, totalizando o equivalente a 3.374 atividades cadastradas.

Em 2017, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia atraiu mais de 40 mil pessoas para a Cidade da Ciência no município de Timon. Foram quatro dias de evento com apresentação de pôster, mostra científica, minicursos, palestras, conferências, mesa-redonda, oficina, exibição de filmes, e apresentações culturais.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA