Inova Maranhão: Resultados do programa são apresentados em solenidade

Foto Mayara Moraes

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou nesta segunda-feira (14), às 10h no auditório do Palácio dos Leões uma solenidade de apresentação de resultados do programa Inova Maranhão.

Na ocasião, foram apresentadas ao governador Flávio Dino, as catorze startups selecionadas para participar da segunda fase do ciclo de aceleração de empresas no âmbito do programa Inova Maranhão.

Participaram da solenidade, o governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, o secretário Adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Alex Oliveira, o deputado Bira do Pindaré, o diretor-técnico do SEBRAE-MA, Antônio Garcez, o diretor-regional do SENAI-MA, Marco Moura e os representantes das sessenta e sete startups contempladas na primeira fase do edital Nº 034/2017.

A solenidade teve início com a apresentação do programa Inova Maranhão. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles falou o programa e seus principais avanços.

“O programa Inova Maranhão visa, fundamentalmente, fortalecer um ecossistema de inovação no estado do Maranhão, através da aceleração, da incubação e da preparação de empresas de base tecnológica para aderirem ao mercado, seja para oferecer suporte para empresas em outros ramos como no ramo agropecuário, no ramo da saúde, sejam para exercerem o seu mister de inovação de maneira focada e específica”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

Após a apresentação do programa e seus resultados as startups iniciaram a apresentação de seus projetos de negócios inovadores de modo dinâmico em forma de pitch.

A primeira a se apresentar foi Alionália Lopes, representante da ImaginaKids. “Criamos uma plataforma pedagógica de criação de histórias infantis para crianças e por crianças. Nosso projeto já passou por algumas adequações e hoje poder apresentá-lo formalmente para o governador e para a Secti foi algo muito gratificante porque entendemos que estamos fortalecendo o ecossistema durante esse processo que envolve a troca de ideias com as demais startups”, explicou.

O governador Flávio Dino destacou a relevância dos projetos apresentados. “Quero dizer que gostei muito de participar desse momento, de conhecer as ideias desses maranhenses preocupados em criar saídas tecnológicas para situações diversas. Nós acreditamos muito nesse trabalho porque é com ele que nós vamos conseguir dar conta dessa agenda do século 21, dessa quarta onda da revolução científica e tecnológica, e diversificar a economia do Maranhão, principalmente nesse setor de comércio e serviços”, contou o governador Flávio Dino

As startups

Foram selecionadas para a segunda fase do edital Nº 034/2017 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, dez empresas de São Luís e quatro do interior do Estado.

Durante o 2º Ciclo de Desenvolvimento de Negócios do Inova Maranhão as startups selecionadas passarão por um processo de aceleração e encubação de empresas. Durante dez meses os jovens empreendedores contarão com mentorias direcionadas ao desenvolvimento de tecnologias e mercados específicos.

Com um acompanhamento em grupo e também individual, as startups vão aprender mais sobre modelo de negócios, marketing e vendas, plano de investimento, etc.

O PROGRAMA

O Programa Inova Maranhão fomenta a criação de empresas de base tecnológica e estimula a inovação nas empresas maranhenses por meio de editais da Fapema e processos de pré-aceleração, aceleração e incubação de empresas.

Tem como objetivo aumentar a densidade de negócios de base tecnológica no Estado do Maranhão, por meio da difusão da cultura empreendedora e desenvolvimento de startups.