Inova Maranhão: Inova, Galera! capacita professores do ensino médio

Teve início na manhã da última terça-feira (07) no hub de inovação do Estado, o Casarão Tech Renato Archer, a primeira imersão da capacitação de professores, o projeto-piloto Inova, Galera!

Ligado ao Programa Inova Maranhão, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o projeto vai capacitar professores do ensino médio com o objetivo de difundir a cultura da inovação, empreendedorismo e tecnologia nas escolas públicas.

Participaram da abertura, o secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz, o superintendente de Inovação da Secti, Leandro Franco, e a Head de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Softex, Luciana Tsukada.

O secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz destacou a importância do projeto. “Nós lançamos a primeira edição da ação Inova, Galera! que é uma ação dentro do eixo educação do Programa Inova Maranhão. Inovação e educação, são de forma muito enfática prioridades deste governo e o Programa Inova Maranhão tem muito orgulho de apresentar para um conjunto de professores a oportunidade de se capacitar para levar aos seus alunos um espírito empreendedor, inovador e criativo que é um caminho para a superação das desigualdades no nosso Estado”.

Serão dois meses de atividades como mentorias, orientações e imersões para que quarenta professores possam aprender e trabalhar metodologias de empreendedorismo e tecnologia com grupos de estudantes.

A ideia é que a interação e troca de conhecimento entre mentores do Programa Inova Maranhão e professores e entre estes e os estudantes ocorra simultaneamente à capacitação.

No primeiro encontro, os professores tiveram contato com alguns conceitos do amplo universo da inovação. Eles conheceram um pouco mais sobre educação empreendedora, modelo de negócios e muitas outras temáticas para compartilhar com os alunos em sala de aula.

“Nessa capacitação nós estamos tendo contato com novas metodologias que estimulam os nossos alunos a pensar e resolver problemas da sociedade relacionados ao empreendedorismo. Estamos adquirindo novos conhecimentos para repassar em sala de aula e contribuir com o desenvolvimento social e tecnológico”, enfatizou o professor Amauri Souza.

O projeto-piloto que é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A ação faz parte do eixo educação do Programa Inova Maranhão.