16/09 20:06

Inova MA para Startups: vinte e quatro empresas inovadoras seguem para a segunda fase do programa

Divulgação
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), divulgaram nesta segunda-feira (16) o resultado da segunda fase do Edital N° 007/2019–STARTUPS da SECTI/FAPEMA.
Vinte e quatro projetos de base tecnológica com potencial de escalabilidade e replicabilidade foram selecionados para a segunda fase do Programa Inova Maranhão para Startups que terá início no mês de outubro.

Das vinte e quatro startups selecionadas, dezoito são para a modalidade incubação e seis para aceleração. São empresas de São Luís, Imperatriz, Caxias e Timon.

A partir de agora, as startups passarão por um processo de aceleração e encubação de empresas que será realizado no hub de inovação do governo, o Casarão Tech Renato Archer. Serão realizadas oficinas, workshops, análises e capacitações.

“O nosso Programa de Incubação e Aceleração do Inova Maranhão tem o objetivo de gerar emprego e renda a partir do desenvolvimento de novos negócios que transformem a vida das pessoas no nosso Estado. Queremos gerar cultura empreendedora e isso nos motiva a criar uma agenda que agregará muito conhecimento à nossa comunidade”, ressaltou Gabriela Domingues, Líder do Inova Maranhão para Startups.

O Edital

O edital de startups N° 007/2019 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA prevê investimentos de R$ 1,65 milhão para aceleração e a incubação de startups no Estado. O valor é o dobro do investido em relação ao último edital, lançado em 2017, o número de propostas submetidas ao edital também aumentou.

“Depois de uma experiência bastante exitosa do edital do ano passado, o Inova Maranhão incrementou o valor chegando a quase o dobro do edital de 2018 e também partiu para uma estratégia que visa buscar mais eficácia e celeridade, que é exatamente a metodologia de chamamento por temas elencados no decreto que regulamenta o Inova Maranhão. Assim, nós acreditamos que o Inova Maranhão, um programa já exitoso em 2018, deve chegar a patamares ainda mais avançados de sucesso neste ano de 2019”, disse o secretário de Secti, Davi Telles.

Com a iniciativa, o Governo busca fomentar a cultura de inovação e de empreendedorismo, apoiando o surgimento de novos empreendimentos de base tecnológica nas linhas estratégicas: saúde e bem-estar; educação; inovação na administração pública; mobilidade e cidades inteligentes; logística e indústria; agroindústria e desenvolvimento de cadeias produtivas; e tecnologias emergentes.

O Programa Inova Maranhão

Lançado em 2016, o Programa Inova Maranhão visa contribuir com o desenvolvimento econômico e fortalecimento do mercado de tecnologia do estado do Maranhão. A atuação do Inova Maranhão acontece por meio dos eixos: Educação, Startups, Ecossistema, Universidades, Empresas, Administração Pública, Parque Tecnológico

Um dos sete eixos do Programa Inova Maranhão, o  Inova Maranhão para Startups tem como principal objetivo desenvolver o potencial empreendedor do nosso Estado, através de um programa de Incubação e Aceleração de startups, além de ações de desenvolvimento e mapeamento do nosso ecossistema empreendedor.

Confira o resultado do Edital

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA