05/05 20:26

Inova MA Empresas: mais de 20 empresas participam do Edital Tecnova

O Governo do Maranhão segue investindo em inovação por meio do Programa Inova Maranhão, executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Lançado em 2016 com o objetivo de apoiar e dar suporte ao desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica, as chamadas startups, o programa ampliou sua área de atuação. Hoje, o Inova Maranhão conta com ações que se destacam nas áreas da Educação Básica com os projetos Inova, Galera! e Maratoninha Maker; Startups com o edital de incubação e aceleração de empresas; Universidades com o Edital Centelha que ajuda pesquisadores a levarem descobertas inovadoras para a sociedade; Empresas com o Edital Tecnova que busca promover aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas.

O Eixo Empresas do Inova Maranhão foi lançado no final de 2020 e atualmente acompanha 25 empresas aprovadas na primeira fase do Edital Tecnova. Por meio do Inova Academy, um espaço de aprendizagem e desenvolvimento, as empresas maranhenses selecionadas pelo edital, recebem mentorias para o desenvolvimento dos projetos inovadores com temáticas relacionadas à agropecuária, economia criativa, bem-estar social, indústria, tecnologias emergentes e informação.

No mês de abril foram realizados três workshops ministrados por facilitadores da equipe Secti/Inova Maranhão e Sebrae. Os workshops “Papo de Inovação”, “(Re) Desenho do Projeto”, “Bê-á-Bá da Submissão do Projeto” abordaram o conceito de inovação, desafios, responsabilidades e impactos que projetos inovadores têm nas empresas, clientes e sociedade. Durante os encontros virtuais, os participantes do programa tiveram a oportunidade de aprender com empreendedores locais convidados, que compartilharam cases de inovação.

Somente 12 empresas seguirão para segunda fase do edital que tem subvenção econômica à inovação de até R$ 3.734.000,00, no valor global.

Edital Tecnova

Lançado pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o edital visa apoiar projetos de inovação que envolvam significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado. O programa está inserido no objetivo de construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização (inclusiva e sustentável) e fomentar a inovação, como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA