05/08 18:53

Inova MA Educação: Maratoninha Maker é realizada de forma virtual

Foto Rick Ramos
Difundir a cultura maker, além de levar conhecimentos de programação e robótica para estudantes da Rede de Ensino Pública do Maranhão, este é o objetivo da Maratoninha Maker, ação do Eixo Educação do Programa Inova Maranhão, executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Originalmente, realizado em Escolas do Ensino Fundamental II, o projeto ganhou uma versão virtual (em caráter experimental) devido ao atual cenário de crise sanitária mundial. “Com o início da pandemia, tivemos que reinventar o programa, deixando de aglomerar alunos trabalhando em uma sala de aula, e passando a levar kits de robótica para a casa das crianças acompanhados de vídeos educativos”, explicou o Superintendente de Inovação da SECTI, Leandro Franco.

A equipe do Inova Maranhão Educação selecionou trinta e sete estudantes de seis escolas públicas com idade entre 11 e 16 anos para participar da Maratoninha Maker Virtual, um projeto piloto. A entrega dos kits nas casas dos estudantes começou na última segunda-feira (21), o kit composto por: placa de robótica, peças auxiliares como atuadores, leds e sensores, além de material para construção de maquetes. Os materiais  ficam com cada estudante por 24 horas, nesse período eles recebem suporte virtual da equipe do Inova Maranhão Educação para o desenvolvimento do projeto e construção de uma cancela inteligente.

“A Maratoninha Maker é uma política pública que empodera as crianças para o uso de tecnologias modernas na resolução de problemas dos seus cotidianos. Experimentando o projeto, as crianças ficam empolgadas para construir inovações e aprender programação, eletrônica e robótica. Hoje as crianças estão experimentando um processo de aprendizado em casa, com uma participação ativa dos pais em sua educação”, ressaltou Leandro Franco.

A participação dos pais no projeto é muito importante como ressalta Mikael Iago Ferreira, coordenadora da Maratoninha Maker. “Para fazer o monitoramento e avaliação do projeto, estamos em contato constante com os responsáveis e alunos observando as dificuldades, problemas técnicos e outros obstáculos possam surgir. Ao fim do projeto, pedimos também que os alunos respondam um formulário de avaliação, que tem como objetivo avaliar os pontos positivos e negativos do projeto, visando o melhoramento contínuo”.

Sobre o Inova Maranhão Educação
O Inova Maranhão Educação busca desenvolver e potencializar a inovação, metodologias ativas de aprendizado para os alunos da rede de ensino pública do Maranhão.
A Maratoninha Maker é uma ação do Eixo Educação do Inova Maranhão voltada para desenvolvimento de habilidades de professores e alunos em resolução de problemas do seu contexto social utilizando tecnologia digital.

O projeto é realizado desde 2019 em São Luís e Timon, estimulando em professores e alunos ao empoderamento para uso de tecnologias digitais e desenvolvimento da visão crítica.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA