Governo participa de posse na AEB e se coloca à disposição para ajudar em Alcântara

O Governo do Maranhão participou nesta quarta, 23, da posse do novo presidente da Agência Espacial Brasileira, o engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura. O Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, representou o Governador Flávio Dino na solenidade e transmitiu ao novo dirigente do órgão os votos de pleno êxito à frente do Programa Espacial Brasileiro.

Após a solenidade, o Secretário reiterou ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Pontes, e ao Presidente da AEB a disposição e interesse do Governo do Maranhão em contribuir com o plano de desenvolvimento do Centro de Lançamento de Alcântara.

“O Maranhão está fazendo a sua parte para ativação do setor espacial. Além da graduação em engenharia aeroespacial da UFMA e do mestrado em rede que contempla UEMA e UFMA e IES do Nordeste, vamos avançar no convênio da SECTI com o próprio Ministério, que trata exatamente da prospecção para um Parque Tecnológico Aeroespacial com foco em capacitação de recursos humanos e aplicações múltiplas para nanossatélites. Informamos isso ao novo presidente da AEB e novamente ao Ministro Pontes. O CLA precisa ser uma pauta do povo maranhense”, afirmou.

Apesar de não ser responsável pela condução do programa espacial tampouco pela gestão do CLA, o Governo do Maranhão vem promovendo e facilitando iniciativas com vistas a dotar o estado de um ambiente propício para a implantação de um parque tecnológico aeroespacial.

Por meio do Convênio n° 830930/2016, a SECTI vem desenvolvendo ações do programa Inova Maranhão e agora passará à fase de desenvolvimento dos itens relacionados ao eixo aeroespacial. “A parte aeroespacial do Convênio da SECTI com o MCTIC será calcada em dois grandes vetores: por um lado, o adensamento e capacitação de recursos humanos, em vínculo com a UEMA e UFMA e, por outro, o estudo e desenvolvimento de múltiplas aplicações de nanossatélites”, explicou o Secretário após a solenidade.

Nas próximas semanas, uma agenda entre o Governo, instituições de ensino superior e dirigentes do Ministério e da AEB deverá ser realizada para tratar objetivamente dos pontos de convergência institucional.