Governo do Maranhão apresta avanços na área de ciência e tecnologia durante SBPC

Os avanços do Maranhão na área da Ciência, Tecnologia e Inovação serão apresentados pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, e pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento, Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, durante a reunião anual da SBPC que será aberta neste domingo (16) em Belo Horizonte. Entre os projetos do governo em destaque durante o evento está o “Luminar da Ciência” para alunos de escolas públicas do interior do Maranhão que foi selecionado entre os dez melhores projetos educacionais do Brasil na edição 2016 do programa SBPC Vai à Escola.

Na ocasião, também serão apresentados os investimentos do governo para o fomentado à pesquisa no Estado e projetos como o “Cidadão do Mundo” e “Cidadania Digita” – Maranet, entre outros que têm se destacado como política importante na área. A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) será aberta neste domingo (16) no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, e se estenderá até o sábado (22). Somente pelo pavilhão da ExpoT&C, onde a Fapema estará presente com um stand, devem passar mais de seis mil visitantes dia.

A reunião é o maior encontro da comunidade cientifica do Brasil, onde se discutem temas fundamentais para fazer avançar as políticas e as pesquisas desenvolvidas pelos cientistas. A Secti participará este ano com o lançamento de livros, palestras e divulgação dos programas e ações que o Governo do Maranhão tem desenvolvido desde 2015.

“É uma grande honra para o Maranhão, para o Governo Flávio Dino, participar do evento que é uma vitrine para a divulgação de programas e ações, senão a vitrine mais importante no que diz respeito à comunidade cientifica brasileira”, observou Jhonatan Almada, que irá lançar durante o evento o livro de sua autoria “Planejamento e Desenvolvimento do Maranhão”.

A publicação apresenta os obstáculos e os planos para o desenvolvimento do Estado. Na ocasião, o secretário também ministrará palestra durante o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), que acontece durante a reunião. Este ano o Salão terá como tema o “Impacto da ciência na sociedade” e visa a promoção da divulgação científica, da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

No estande da Fapema os visitantes irão encontrar material de divulgação das ações de todo o sistema de ciência e tecnologia do Maranhão. No local estarão expostos informativos, folders, panfletos, revistas, vídeos e acontecerá o lançamento de livros de pesquisadores apoiados pela fundação. A ExpoT&C – mostra de ciência, tecnologia e inovação – reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

A diretora Científica da Fapema, Silvane Magali, também falou da importância do evento e da participação no Maranhão. “A SBPC é uma entidade que congrega vários pesquisadores e pesquisadoras do país, que ao realizar o evento nós temos a possibilidade de dar visão, de publicizar para a sociedade brasileira a produção de conhecimento do Brasil. No tocante ao Maranhão, isso é muito importante porque nós conseguimos mostrar a capacidade que tem o estado de produzir conhecimento, através das várias instituições de ensino e de pesquisa, mas também a relação que elas têm para o Estado”, destacou Magali.

Estar na SBPC, segundo destacou a diretora Científica, possibilita a articulação com outros pesquisadores do país, o intercâmbio para todas as faixas dos pesquisadores, desde a iniciação científica aos pesquisadores que estejam na academia. “Então a Fapema, bem com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, estarem presentes em um evento como esse reafirma o compromisso e a capacidade que tem o Governo do Estado de olhar para a ciência e buscar condições de oportunizar a participação de pesquisadores do estado ao evento”, completou a diretora.

A programação científica dos seis dias de atividades do evento é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, o Dia da Família na Ciência, que acontece no sábado (22).