Governo do MA realizará Seminário “Base de Alcântara: Próximos Passos”

*

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), realiza no próximo dia 15 de abril às 08h30, no auditório Terezinha Jansen – Multicenter Sebrae, o Seminário “Base de Alcântara: Próximos Passos”.

O Seminário tem como objetivo discutir a temática espacial no Maranhão a partir de três eixos: geopolítica, desenvolvimento regional e o papel da academia. O evento contará com painéis e debates sobre estes temas com cientistas e pesquisadores de diversas instituições como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Defesa, Câmara dos Deputados, Agência Espacial Brasileira (AEB), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria Extraordinária de Programas Especiais (SEPE), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Parque Tecnológico de São José dos Campos e Visiona Tecnologia Espacial.

O evento tem como público-alvo instituições, pesquisadores e acadêmicos interessados nas temáticas que serão abordadas durante todo o dia.

A programação terá início a partir das 08h30 da manhã com o credenciamento, logo após às 09h00 será iniciada a mesa de abertura com a presença do governador Flávio Dino e do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes que fará a apresentação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas. O evento seguirá até às 18h00 com exposições de painéis e debates.

8h30 – Credenciamento

9h00 – Mesa de abertura com o Governador Flávio Dino e apresentação do Acordo de Salvaguardas pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes

9h30 – Painel 1

GEOPOLÍTICA ESPACIAL: O cenário internacional e o Centro de Lançamento de Alcântara

12:00 – Intervalo

14:00 – Painel 2

A CADEIA PRODUTIVA AEROESPACIAL: perspectivas e desafios para o desenvolvimento socioeconômico local.

15:45 – Coffee break

16:00 – Painel 3

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO AEROESPACIAL

18:00 – Encerramento

O QUÊ: Seminário “Base de Alcântara: Próximos Passos”.

ONDE: Auditório Terezinha Jansen – Multicenter Sebrae

QUANDO: Dia 15 de abril, às 8h30