13/06 18:35

Governo do Estado abre edital para financiamento de atividades durante a SNCT/MA

O Governo do Estado vai investir R$ 500 mil no financiamento de atividades de divulgação científica ou tecnológica a serem realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT/MA), tendo como foco “A matemática está em tudo”, que é o tema da semana. O financiamento se dará por meio do edital Programa de Apoio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Nº 022/2017- SNCT, disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) – www.fapema.br.

Entre as atividades que podem receber o financiamento estão feiras, mostras, palestras, minicursos, exposições e demais atividades correlatas de popularização da ciência que devem acontecer como parte da programação da SNCT. Este ano a Semana, que é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), será em Timon, de 25 a 28, mas as atividades a serem financiadas pelo governo podem ser realizadas em qualquer município do Maranhão a partir da segunda quinzena de outubro como forma de difundir o conhecimento científico em todo o Estado.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, ao falar sobre o lançamento do edital disse que a Fapema tem sido uma grande fomentadora das atividades da SNCT. “A fundação integra o esforço coordenado pela Secti no sentido de fortalecer e estimular a difusão e a popularização do conhecimento científico. Essa é a grande motivação de realizarmos o maior evento científico, tecnológico do Maranhão que é a SNCT”, disse Jhonatan Almada.

A SNCT, segundo destacou o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, já é uma marca da fundação e da Secti, e todos os anos tem atraído maior número de pessoas interessadas em conhecer o que é produzido na área da ciência, tecnologia e inovação no Maranhão, em outros estados e outros países, uma vez que o evento traz para discussão temas nacionais e internacionais.

“Um dos grandes ganhos da SNCT é poder realizar uma série de eventos científicos em todo o Estado. O edital da Fapema tem esse compromisso. Em 2016 financiamentos atividades em mais de 42 municípios do Maranhão. Isso é um grande feito que esperamos superar este ano alcançando um número ainda maior de cidades. Como o tema deste ano da Semana é “A matemática está em tudo”, temos a oportunidade de discutir profundamente a questão da matemática e sua relação com todas as outras ciências”, disse o Alex Oliveira.

Os interessados em obter financiamento para a realização de atividades podem inscrever os projetos até o dia 10 de julho. Para inscrever as propostas os proponentes deverão preencher e enviar o formulário de solicitação on-line disponível na plataforma Patronagem – www.fapema.br/patronagem.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA