14/06 20:26

Governo divulga resultado do edital de inscrição para o programa “Luminar: Caravana da Ciência” 2017

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), divulgou na tarde desta quarta-feira (14) o resultado do edital de inscrição para o maior programa de difusão e popularização da ciência e tecnologia de toda história do estado – o programa “Luminar: Caravana da Ciência”, que leva as oficinas de robótica, games, astronomia e eletricidade básica às escolas públicas, e que este ano abriga também as oficinas de Paleontologia/Arqueologia e de Matemática, além da exibição do Planetário. O edital fica disponível para consulta no site da Secti, no endereço www.secti.ma.gov.br.

Ao todo, mais de 240 escolas se inscreveram para receber as atividades do programa, entre elas 39 foram selecionadas, beneficiando 30 municípios maranhenses neste ano.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, existe uma grande alegria em contemplar mais municípios com o programa. “Esse é um programa extremamente importante porque nós encontramos um déficit muito grande de ensino da ciência no Maranhão, as últimas avaliações demostram isso. É uma resposta do governo e um dos caminhos encontrados para minorar e enfrentar esse problema”, disse o secretário, reiterando que, além de popularizar a ciência, o Luminar deseja despertar vocações científicas e possibilitar à sociedade mais conhecimento nessa área.

Para a edição deste ano, o programa “Luminar: Caravana da Ciência” recebe várias novidades. As novas oficinas que serão ofertadas a partir deste ano serão as de arqueologia/paleontologia e de matemática – brincando com a matemática. A oficina de matemática está inserida na programação do Biênio da Matemática – 2017/2018 – que prevê várias atividades com o intuito de tornar o ensino da disciplina mais atraente, melhorando assim o processo de ensino aprendizagem.

Investimentos

Os investimentos do Governo do Maranhão para a implantação do “Luminar: Caravana da Ciência” são de cerca de R$ 500 mil. O programa vai ofertar oficinas para estudantes da capital e do interior do Estado em sete subáreas de conhecimento da ciência (robótica, games, astronomia e eletricidade básica e este ano abriga também as oficinas de paleontologia/arqueologia e de matemática – brincando com a matemática, além da exibição do Planetário. As oficinas deverão ocorrer, de preferência, aos finais de semana.

Sobre o programa

O projeto “Luminar: Caravana da Ciência” segue a linha de política pública do governo que visa à descentralização, regionalização e interiorização de suas ações. O objetivo do programa é despertar vocações científicas. A ação integra o eixo estratégico da popularização da ciência, tecnologia e inovação.

Por meio do programa, estudantes do interior do Maranhão têm oportunidades de participar de oficinas em sete subáreas de conhecimento da ciência, ampliando assim seus conhecimentos. O programa prioriza os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA