Governo inicia Programa Luminar: Caravana da Ciência 2018

*

Foto Igor SantanaO Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou na manhã da última sexta-feira (15), no município de Pindaré-Mirim, distante da capital 255 km, o maior programa de difusão e popularização da ciência e tecnologia de toda história do estado, o “Luminar: Caravana da Ciência 2018”.

O programa que leva oficinas de robótica, química, astronomia, eletricidade básica, paleontologia/antropologia, matemática, além da exibição do Planetário para escolas públicas do Maranhão teve início no Centro de Ensino Jerusa da Silva Rabelo. A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles; do secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Igor Nascimento; do deputado estadual, Bira do Pindaré; do secretário Municipal de Comunicação, João Paulo Soares; da secretária Municipal de Educação, Maria de Nazaré; e da gestora da escola, a professora Josy Costa.

Foto Igor SantanaO secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles destacou que missão do Governo do Maranhão por meio da caravana da ciência é levar conhecimento e educação. “A missão central deste governo é tentar transformar o Maranhão pela educação, por isso o governador Flávio Dino prioriza o investimento em educação. Educação é investimento amplo que vai desde transformar escolas de taipa em escolas dignas até levar uma caravana da ciência com 6 oficinas para escolas públicas. A educação transpõe todos os universos, e o programa Luminar vai compartilhar com todos os presentes um universo de coisas”.

Representando o prefeito de Pindaré-Mirim, Henrique Salgado, o secretário Municipal de Comunicação, João Paulo Soares, destacou que é um momento único. “Estamos muito satisfeitos em receber um programa de tamanho sucesso em nossa escola. Nosso objetivo é que nossos estudantes aproveitem as oficias e descubram suas vocações científicas”, disse.

O deputado e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré falou sobre o programa. “É um prazer participar do início de mais uma jornada desse projeto que é o programa Luminar: Caravana da Ciência. Esse programa teve início quando eu ocupava o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia, e hoje tem uma continuidade e tem avançado a cada ano beneficiando estudantes em todo o Maranhão”.

A gestora da escola, Josy Costa, ressaltou que é uma honra ceder a escola para a realização das oficinas. “É um prazer receber a Caravana da Ciência em nossa escola, sabemos que cada oficina oferecida será de grande valor para o desenvolvimento dos nossos jovens”, destacou.

A Caravana da Ciência seguirá até o mês de setembro e visitará os seguintes municípios: Pindaré, Santa Inês, Caxias, Açailândia, Imperatriz, Matões, Colinas, Paço do Lumiar, Afonso Cunha, São Luís, Bacabeira, Axixá, Barreirinhas, Vargem Grande, Chapadinha, Urbano Santos, São José de Ribamar, Pinheiro, Cururupu, Bacabal, Coroatá, Codó, Balsas, Pedreiras, Presidente Dutra, Barra do Corda, Governador Newton Belo, Pedro do Rosário, Santa Luzia do Paruá, São Bernardo, Timon e São Mateus.