18/10 14:42

Governo dá início à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Multicenter Sebrae

O maior evento de divulgação científica do Maranhão ocorrerá até o dia 20 de outubro.
*
Foto Divulgação

A noite desta terça-feira, 16, foi de celebração da ciência e tecnologia, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizou no MultiCenter Sebrae a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão 2018 (SNCT).

Dezenas de pessoas participaram do evento que contou com a presença do governador Flávio Dino, que parabenizou aos professores, pesquisadores, cientistas e estudantes. Para o governador a Semana de Ciência e Tecnologia sublinha atributos fundamentais para que se possa falar em desenvolvimento. “Essa Semana tem a oportunidade de celebrar a ciência e a tecnologia a serviço da redução das desigualdades sociais e regionais. Que este evento seja um festival de esperança e oportunidades”, declarou Flávio Dino.

Na ocasião o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles reforçou que a realização da SNCT faz parte do projeto do Estado de promover e investir nas pessoas para gerar desenvolvimento. “Este estado tem um projeto, porque tem uma política pública fortalecida em ciência e tecnologia, seja por conta do ousado projeto dos IEMAs, seja pela multiplicação do investimento em pesquisa, ou por levar os filhos dos trabalhadores para estudar de graça em outros países. A ciência revolucionou a humanidade em muitos momentos com promoção da cidadania, igualdade entre os seres humanos e vamos continuar a promover e desenvolver”, disse Telles.

E quem compareceu na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aprovou a iniciativa como uma forma de dar visibilidade para as produções científicas maranhenses. “O evento é bom porque a gente se atualiza das produções no nosso estado, porque sabemos que temos bons profissinais na área tecnológica e temos que investir mais na tecnologia para não ficar de fora”, Oswaldo Pereira, 26 anos.

O estudante do IEMA, Deivison da Silva Madeira, de 21 anos, do curso de Eletricista Predial, avaliou o evento como excelente pela diversidade de informações disponíveis para os visitantes. “Está excelente! É uma oportunidade para as pessoas verem sobre ciência, tecnologia, cultura, a pessoa pode comprar um livro, aprender sobre um robô, consumo de energia e vários outros assuntos e isso é muito bom”, disse Deivison.
Foto Divulgação

Na abertura da ‘Cidade da Ciência’ o público foi recepcionado pelo Coral Universidade Aberta Intergeracional da UEMA – Vozes da UMABI e o encerramento ficou por conta do Grupo Afrôs.

O evento acontece até o dia 20 deste mês e conta com mais de 100 stands onde serão realizadas diversas atividades como minicursos, palestras, oficinas, exposições, lançamento de livros, apresentação de trabalhos, tem ainda dois planetários, hackaton que é uma maratona de programação, e arena robótica, novidade em 2018, além de atrações culturais, tudo isso com o objetivo de divulgar e tornar acessível a todos o conhecimento científico.

Programação
A partir desta quarta-feira, 17 os portões da Cidade da Ciência estarão abertos ao público a partir das 9h. Toda a programação pode ser conferida no site www.semana.secti.ma.gov.br
Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA