03/02 13:30

Governo celebra dois anos do Casarão Tech e reforça compromisso com ecossistema de inovação

Primeiro hub de inovação público do Maranhão, o Casarão Tech Renato Archer (CTRA) celebrou seus dois anos de atividades com uma programação especial. Governo, parceiros e startups dialogaram sobre criatividade, empreendedorismo e inovação.

Representando o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão ressaltou que “não há desenvolvimento sem pesquisa ou incentivo ao empreendedorismo”, e que os investimentos em ciência, tecnologia e inovação fazem parte das políticas prioritárias do Governo.

“A nossa gestão vem avançando em ações voltadas para essas áreas, a exemplo do próprio Casarão, a expansão dos IEMAs, aumento das bolsas de pós-graduação, o fortalecimento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), entre outras”, pontuou Brandão.

Destinado a fomentar a cultura empreendedora no Estado, por meio de ações inclusivas de empreendedorismo tecnológico, desenvolvimento de startups e oferta de espaços físicos de conectividade, o CTRA vem colecionando bons resultados. Em 2019, o espaço recebeu mais de doze mil visitas, cerca de 1500 check-ins na área de coworking; além de abrigar 33 startups residentes, sendo 24 delas oriundas do ciclo 19/20 do Programa Inova Maranhão (apoio financeiro e técnico para startups).

ImaginaKids, aplicativo de suporte didático-pedagógico para criação de histórias infantis, por crianças foi uma das ideias que viraram negócios a partir do Casarão. A startup foi contemplada no primeiro edital do “Inova Maranhão”, se desenvolveu no CTRA e, hoje, atende escolas no Maranhão e Piauí.

“O Casarão nos abriu portas para a realização de sonhos. Foi aqui que conseguimos descobrir o que de fato precisávamos fazer para a startup se desenvolver”, relatou a diretora executiva da ImaginaKids, Alionália Lopes.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, destacou os avanços do Casarão nesses dois anos. “Vivenciamos dois ciclos de incubação e aceleração de startups nas mais diversas áreas; dobramos os investimentos e estamos, agora, fazendo incubação e aceleração com pessoal próprio, com linhas temáticas para incubar e acelerar startups”, comemorou o secretário.

Davi Telles disse, também, que o Casarão é um embrião de um projeto ainda maior. “Com essa experiência exitosa, estamos prontos para a implantação, aqui no Centro Histórico, do Parque Tecnológico do Maranhão”, frisou.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA