Governo apoia missão da primeira astronauta análoga maranhense

Já pensou em participar de uma expedição para Marte sem sair do Nordeste ou mesmo sem sair de casa? É possível, por meio da Estação Espacial Análoga Habitat Marte, localizada no Rio Grande do Norte. Criada pelo professor do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Júlio Rezende, a estação permite que estudantes e pesquisadores participem de uma experiência enriquecedora, uma simulação de expedição ao planeta vermelho para conhecer as propriedades e potenciais do solo.

Experiência única para Thamara Pereira Verde, estudante maranhense selecionada para participar do projeto que disponibilizou apenas 24 vagas para todo o Brasil.

Thamara, que é estudante de engenharia elétrica e apaixonada por engenharia espacial, contará com apoio financeiro e logístico do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em reunião na Secretaria, a “astronauta análoga” (título dado às pessoas que passam por essa experiência) agradeceu o suporte do Governo e comentou sobre a missão: “Está sendo uma experiência transformadora. Temos que pensar e agir como se estivéssemos em Marte. É necessário pensar no bem-estar de todos os tripulantes da estação. Participar dessa missão, além de um sonho, é um aprimoramento na minha linha de pesquisa”.

Durante a conversa com a estudante, o secretário Davi Telles destacou a importância da participação da jovem maranhense no projeto. “Thamara está participando de uma experiência muito importante. Ela é a única maranhense na missão Habitat Marte e nosso desejo é que cada vez mais jovens possam despertar o interesse de participar de projetos desse tipo. Vamos apoiá-la com muito orgulho do seu feito. Essa é a orientação do Governador Flávio Dino”, ressaltou.

Sobre a Estação Espacial Análoga Habitat Marte

Com o propósito de simular as experiências vividas em uma estação baseada em solo marciano, o projeto Habitat Marte é uma iniciativa da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), coordenado pela Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB) no Rio Grande do Norte.

Os participantes da Missão Espacial análoga foram selecionados por meio de análise curricular. A simulação teve início no dia 7 deste mês e segue até o início de agosto. Atualmente, a expedição acontece de forma virtual e, para aqueles que desejarem, de forma presencial, na cidade de Natal, onde foi montado o ambiente físico que reproduz condições similares às de Marte.