Governador Flávio Dino recepciona estudantes que participaram do programa “Cidadão do Mundo”

Muita emoção, alegria e vontade de mudar a realidade do Maranhão. Esses são os sentimentos dos 70 estudantes que foram recebidos pelo Governador Flávio Dino, na manhã desta quarta-feira (12), no auditório do Palácio dos Leões. Os alunos participaram da 2ª edição do programa “Cidadão do Mundo”, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Após intercâmbio na Argentina, Larisse Ribeiro, 22 anos, graduada em hotelaria, natural de Codó, relatou a experiência como uma das melhores que viveu até hoje. “A gente acha que, por ser um país vizinho, a cultura é muito parecida, mas na realidade é totalmente diferente. As pessoas são maravilhosas, aprendi bastante sobre idiomas, pois além do contato com pessoas da Argentina, tive também com gente da Bélgica, França, Alemanha e Itália. É uma grande oportunidade de sair do ambiente comum, conhecer pessoas de todo o mundo, diversas culturas e idiomas percebendo o carinho que eles sentem por nós. Foi uma experiência incrível que muda nossa vida. Só quero dizer que o Governo do Estado está de parabéns”, afirmou.

Larisse acrescentou que, ao voltar para o Maranhão, tem outra visão de mundo e que pretende ser agente de transformação. Em relação ao idioma, disse que vai continuar praticando. “Se tiver oportunidade vou procurar aprender outros idiomas, pois a comunicação é essencial”.

Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, é sempre uma grande alegria ouvi-los e conhecer as experiências que tiveram na participação no programa. “Nesta edição, os alunos foram para Argentina e Canadá. Os participantes apresentaram os depoimentos detalhando os sentimentos ao participar, do retorno ao Maranhão e de que forma irão contribuir com nosso Estado. O programa “Cidadão do Mundo” é uma política de Estado, criada pelo Governo Flávio Dino consolidada e de sucesso”, finalizou.

Na ocasião, o Governador agradeceu a todos os participantes do programa e em especial às famílias que estavam acompanhando os alunos. “Este momento para nós é de grande importância, faço sempre questão de estar presente porque é uma possibilidade de conversar um pouco com vocês, de ouvir e de falar um pouco das nossas expectativas, afinal este programa é custeado e financiado pelo dinheiro de todos nós. É um projeto do Governo que retrata o reconhecimento não meu, mas de toda a equipe que está realizando um programa legal, bom, sério e que tem dado bons resultados”, ressaltou.

“Estes três meses na Argentina foram muito enriquecedores para a minha experiência de vida. Pude conhecer novos amigos, professores incentivadores para o aprendizado da língua. Falando da minha futura profissão, essa vivência de conhecer um novo idioma, uma cidade e cultura diferentes vai me ajudar ser um profissional capacitado, um urbanista diferenciado no mercado”, disse o estudante de arquitetura João Victor Castro.

A mãe do João Victor, Celimar Rodrigues de Castro, contou que o intercâmbio ocorreu em ótima hora, inclusive porque não teria condições de financiar um intercâmbio. “Eu só tenho a agradecer, em primeiro lugar a Deus e depois ao Governador, que deu esta oportunidade para os jovens do Maranhão. João Victor sempre foi aluno de escola pública, agora está na faculdade estadual e também participou do Programa CNH Jovem, por meio do qual conseguiu tirar a carteira de motorista. Toda a nossa família está satisfeita. Esperamos que ele utilize essa experiência para a vida inteira”, acrescentou.

Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, que também estava no evento, o Governo do Estado do Maranhão tem conseguido fazer algo importante para a juventude, que é incentivar e dar acesso a programas como o “Cidadão do Mundo”. “A gente percebe que é fundamental garantir estas oportunidades, pois consegue abrir horizontes para a juventude, mostrar diversas dimensões da vida social. Quando eles passam este tempo em outros países, voltam com imensa vontade de contribuir muito mais com seu país. Ações como esta dignificam principalmente a questão do direito, das oportunidades e avanço das políticas públicas para a juventude do Maranhão”, pontuou.