18/09 19:22

Governador Flávio Dino recebe estudantes do Programa Cidadão do Mundo

Divulgação

Um momento de emoção e realização para 80 jovens estudantes da rede pública, durante a cerimônia de pré-embarque para a quinta edição do programa Cidadão do Mundo, na manhã desta quarta-feira (18), no Palácio dos Leões, Centro Histórico de São Luís. A iniciativa do Governo do Estado, proporciona a alunos universitários egressos da rede pública que viajem ao exterior para aprender uma língua estrangeira e conhecer uma nova cultura. Os jovens foram recebidos pelo governador Flávio Dino, que parabenizou a turma. Totalizam 395 estudantes enviados a outros países para o aprendizado em língua estrangeira, por meio do programa estadual.

“Divido com vocês esta conquista individual, mas sobretudo da sociedade. É uma política pública que funciona, é exitosa, quebrando aquela ideia de que só o que é privado funciona. Esse sucesso será o reflexo às demais edições do programa, que vai permanecer. Agradeço a toda a equipe que participa deste programa e que os jovens aproveitem o máximo possível. Nossa juventude é o investimento mais importante para o Maranhão, pois serão o espelho de um futuro autêntico e promissor”, enfatizou o governador Flávio Dino.

No período de intercâmbio, os participantes do programa recebem bolsa auxílio no valor de R$ 4,5 mil, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), além de seguro de saúde, passagens e acomodação em casa de família residente na localidade definida para o intercambista. Os recursos são do Governo do Estado. Nesta edição, serão três destinos para conhecimento das línguas inglesa, espanhola e francesa. A coordenadora do programa, Fabiana Moura, esteve presente na solenidade.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, pontuou a iniciativa do Governo Estado como ousada, considerando o momento econômico delicado que o país atravessa. “Todos estamos animados, pois, em um cenário de crise fiscal no Brasil, o Maranhão é um dos pouquíssimos estados que consegue sustentar uma política de inclusão e mobilidade acadêmica tão importante aos jovens maranhenses. O Governo do Maranhão mantém essa iniciativa que já integra o calendário maranhense e oportuniza que estudantes da rede pública possam ir ao exterior aprender um novo idioma e ter mais conhecimento de mundo”.

Para os estudantes, a oportunidade é única. É o que pensa Francisco Pontes, 23 anos, que cursa Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele ficou surpreso ao saber que foi um dos selecionados e disse esperar as melhores vivências para o período. “Estou muitíssimo feliz e a gente sempre acha que essas coisas não vão acontecer com a gente. Essa experiência vai ser fundamental para mim. É um sentimento muito grande de gratidão, saber que as políticas públicas nos alcançam. Essa bagagem a mais me levará a níveis mais elevados”, disse o jovem que irá á África do Sul estudar inglês.

“Nunca imaginei que teria uma chance dessa e vai agregar significativamente na minha vida acadêmica. Vou aproveitar bem essa oportunidade e trazer essa experiencia para meu convívio e utilizar para mudar minha vida e de outras pessoas. O programa é verdadeiro, é único e que mais pessoas tenham essa chance e possam ter uma visão maior de mundo”, destacou a estudante de Direito da UFMA, Bruna Costa, 25 anos. Ela irá para Córdoba, na Argentina, aprender espanhol.

Oportunidade

Os estudantes são de São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Pinheiro, Lago Verde, Caxias, Bom Lugar, Davinópolis e Bacabal. O embarque será para Montpellier (França), Cidade do Cabo (África do Sul) e Córdoba (Argentina), dias 23, 24, 26 e 29 de setembro. Onde ficarão por três meses tendo vivências com um novo idioma e diferentes culturas. Em quatro edições, o programa contabiliza 315 estudantes maranhenses selecionados para o aprendizado de língua estrangeira em vários destinos no mundo.

O Cidadão do Mundo tem como objetivo oferecer intercâmbio internacional com foco em idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol) a jovens maranhenses de 18 e 24 anos, alunos egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos. As bolsas são nas modalidades de intercâmbio linguístico, estágio internacional e ensino médio no exterior.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA