27/09 22:15

Fapema lança edital em parceria com a VALE com recursos de R$ 4,5 milhões

 

 Foto Igor SantanaO Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou na manhã desta quarta-feira (27), o Edital nº 039/ 2017 de Cooperação VALE/FAPEMA para Apoio à Pesquisa em Logística e Sociedade.

A solenidade aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque e contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação Davi Telles; do presidente da Fapema, Alex Oliveira; o diretor executivo de Tecnologia e Inovação da Vale, Luiz Eugênio Mello; além de representantes da UEMA, UEMASUL, IFMA entre outras instituições.

“Este é um momento de diálogo institucional e diplomacia. Estamos na era da ciência e inovação e buscamos evoluir em direção às melhores possibilidades de desenvolvimento. Nosso interesse é em inovação que seja capaz de proporcionar às pessoas melhoria de vida, e é uma alegria poder contar com parcerias como a da Vale”, destacou o secretário Davi Telles.

“O objetivo do edital é apoiar a produção de pesquisas que estejam afinadas com atividades desenvolvidas pela VALE, especialmente no que diz respeito à logística, de forma que possamos criar áreas de engenharia para trabalhar sobre eficiência e produtividade nos processos operacionais e de monitoramento”, disse o diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira.

Para o diretor executivo de Tecnologia e Inovação da Vale, Luiz Eugênio Mello, a parceria com a Fapema é um modo de estreitar laços. “O Maranhão é um polo natural de destaque para a VALE fomentar a interação com a academia. Essa parceria com a Fapema visa, neste sentido, estreitar os laços entre a academia e a empresa, buscando juntos construir soluções que nos permitam um futuro melhor. Nesta linha a VALE, em conjunto com a Fapema, se inspiram nas melhores práticas ao estabelecerem essa cooperação”, pontuou Luiz Mello.

Edital

Os recursos para o Edital nº 039/ 2017 Cooperação VALE/FAPEMA para Apoio à Pesquisa em Logística e Sociedade , que tem o apoio da VALE, são da ordem de R$ 4,5 milhões.

Pretende-se que os projetos aproximem as realidades do setor produtivo e da academia, buscando soluções tecnológicas e científicas que possam ser aplicadas para a melhoria das políticas da empresa e para o desenvolvimento social e econômico do estado, além de fortalecer os grupos de pesquisa que desenvolvem ciência, tecnologia e inovação no estado.

Os projetos selecionados por meio do edital deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas de Logística e Sociedade, assim como para a aplicação do conhecimento gerado para promover o desenvolvimento de tecnologia nacional.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA