Estudantes contarão com Vale-livro durante a 11ª FeliS

Foto Igor Santana

Mais de 10 mil alunos da rede municipal, estadual e IEMAs serão beneficiados com a assinatura do Convênio para Vale-livro na 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). A solenidade de assinatura do documento foi realizada na última quinta-feira (09), no Colégio Militar Tiradentes, localizado na Vila Palmeira e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais.

Participaram da solenidade o deputado Bira do Pindaré, autor da emenda parlamentar que destina R$ 300 mil para o Vale-livro; o secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Igor Nascimento, representando o secretário Davi Telles; o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o secretário Municipal da Educação, Moacir Feitosa; a secretária Adjunta de Cultura Incentivada, Caroline Veloso; o reitor do IEMA, Jhonatan Almada e a representante da Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB), Rosa Maria Ferreira Lima.

Assinaram o termo que assegura aos estudantes o vale-livro no valor de R$ 30 cada, possibilitando o direito de escolha de literaturas às crianças e jovens que visitarão a FeliS entre os dias 10 e 19 de novembro, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Igor Nascimento e a representante da Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB), Rosa Maria Ferreira Lima.

Foto Igor Santana

Na ocasião, o secretário Municipal da Educação, Moacir Feitosa agradeceu o apoio e incentivo do governo estadual. “Agradeço a todos os presentes e ao governo do estado pelo apoio e contribuição dada para a realização da Feira do Livro, agradeço também ao deputado Bira pela emenda que dará às crianças oportunidade de ter recursos financeiros para a compra de livros”, destacou o secretário municipal.

O projeto de Vale-livro contribui para a democratização do conhecimento por meio da oferta de educação básica possibilitando aos estudantes da rede pública adquirirem livros e por consequência leitura, instrumentos chave para construção do conhecimento.

“Os livros são fundamentais para o crescimento dos nossos estudantes e poder contribuir para que eles usufruam da melhor forma possível da Feira do Livro de São Luís é algo gratificante”, declarou o secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Igor Nascimento.

A iniciativa foi aprovada pela representante da Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB), Rosa Maria Ferreira Lima. “A leitura é o passaporte para o conhecimento e o livro é o bilhete de partida. Esse tipo de ação é muito importante para os nossos jovens e deve ser parabenizada, é um marco na feira do livro. Meu desejo é que todos possam aproveitar essa oportunidade”.

O deputado Bira do Pindaré, autor da emenda lembrou que a leitura é capaz de marcar profundamente a vida de um jovem. “Um livro é algo que pode sim marcar muito a vida de uma pessoa, e esse é o nosso objetivo que os estudantes possam ir até a Feira do Livro e ter a liberdade de escolher um livro que marque sua vida, que desperte o gosto e o prazer pelo conhecimento”, enfatizou.

Durante a solenidade, o secretário Felipe Camarão destacou as ações em prol do desenvolvimento da educação em todo o estado e em São Luís. “ Nós damos todo o apoio necessário para a realização da Feira do Livro de São Luís, porque entendemos o quanto a leitura, a educação e o conhecimento são indispensáveis”, frisou.

Vale Livro

O programa tem como objetivos estimular a leitura e a prática de aquisição e formação de saber; incentivar o mercado livreiro; e fortalecer os eventos acadêmico-científicos-culturais.

A primeira edição do programa (2015) foi executada em parceria com a Associação de Livreiros do Maranhão (ALEM) e financiada pela empresa Vale do Rio Doce no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A segunda edição do programa (2016) ocorreu na cidade de Imperatriz por intermédio de emenda do deputado Marco Aurélio durante o Salão de Livros de Imperatriz (SALIMP).

Em 2017, 15 mil estudantes da rede pública de municípios da Região Tocantina, na 15ª edição do Salão do Livro de Imperatriz serão beneficiados, também por meio de emenda do deputado Marco Aurélio.

Em São Luís, cerca de 10 mil alunos da rede municipal, estadual e IEMAs serão beneficiados com o Vale-livro na 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). A emenda parlamentar de autoria do deputado Bira do Pindaré, destina R$ 300 mil para o Vale-livro.

A Feira do Livro

A Feira do Livro de São Luís (FeliS) é o maior evento literário do Estado do Maranhão, concebido com o objetivo de fomentar a tradição literária e cultural da capital maranhense, propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura.