26/02 3:07

“Essa é uma grande chance de aprendizado”, diz estudante sobre o Cidadão do Mundo

Lançado em 2015 pelo Governo do Maranhão, o programa de intercâmbio internacional gratuito, o Cidadão do Mundo, já levou mais de duzentos e trinta estudantes universitários com idade entre 18 e 24 anos para fora do Brasil para aprender um novo idioma.

Em sua quarta edição, o programa que é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), levará mais 80 alunos egressos do ensino médio da rede pública de ensino para os Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Espanha.

Durante os três meses que ficarão fora do país, os estudantes classificados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 4.500,00, para serem utilizados durante o período do intercâmbio, seguro de saúde, passagens e acomodação em casa de família residente na localidade definida para o intercambista, com sistema de pensão completo (café da manhã, almoço e jantar).

Além disso, os participantes do programa terão a oportunidade de realizar visitas turísticas, visitas a instituições acadêmicas e museus, interagindo e aprendendo sobre a cultura local.

O intercâmbio é a concretizaçFernando-CDM-1-Twitterão de um sonho para jovens como Fernando Fonseca, estudante de medicina da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) de Imperatriz, pré-selecionado para participar do programa.

“Eu e minha família estamos muito felizes com minha pré-seleção para participar do Cidadão do Mundo. Eu não teria condições de estudar inglês, tenho origem simples, sou filho de auxiliar de serviços gerais e as oportunidades no mundo são poucas. Essa é uma grande chance de crescimento e aprendizado proporcionada pelo Governo do Maranhão”, enfatizou o estudante.

Fernando Fonseca contou que decidiu se inscrever para participar do programa de intercâmbio a partir do relato de experiências de colegas participantes de edições anteriores.

“As experiências dos meus amigos foram de grande incentivo para que eu me inscrevesse, com o relato deles percebi que o intercâmbio era algo possível. Sei que será uma experiência única e enriquecedora tanto para a minha vida profissional como para pessoal”, destacou.

O resultado parcial da seleção para a quarta edição do programa foi divulgado no último dia 20 de fevereiro no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foram selecionados 45 estudantes para aprender inglês, 25 para aprender espanhol, e 10 para aprender francês. Os estudantes são alunos egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundação sem fins lucrativos.

A divulgação do resultado final e homologação será realizada na próxima terça-feira (27).

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA