23/04 15:12

Empreendedorismo jovem: Projeto Inova, Galera! aponta os passos para inovar e empreender  

Inovação e empreendedorismo cada vez mais caminham juntos, principalmente quando o objetivo é ter um negócio de sucesso. A ideia de ter o próprio negócio está presente na mente dos jovens cada vez mais cedo, mas para chegar ao tão almejado sucesso é preciso mais do que vontade, é preciso conhecimento.

Mas afinal como inovar e empreender? O Programa Inova Maranhão eixo Educação dá essa resposta para os jovens maranhenses por meio de projetos e ações como o Inova, Galera! que difunde a cultura da inovação, empreendedorismo e tecnologia entre estudantes de escolas públicas do Maranhão.

Lançado em caráter experimental em 2019 pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), o projeto capacita professores e estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas sobre como criar um negócio. Durante cerca de um mês e meio, cinquenta estudantes e dez professores participam de workshops, palestras, mentorias, além de outras atividades que trabalham conceitos de inovação, negócios que geram valor, métodos de validação de ideias e de negócios, tecnologias, dentre outros.

A edição 2021.1 do projeto teve início no mês de março e está sendo realizada de forma totalmente online com aulas ministradas pela equipe do Programa Inova Maranhão. Durante as aulas, as equipes recebem incentivo e suporte para o desenvolvimento de pensamento voltado para a solução de problemas por meio de uma startup.

“Com o Inova, Galera! nós buscamos dar aos nossos jovens conhecimento para que eles possam executar os seus projetos, para que eles saibam qual caminho devem seguir para montar o seu negócio de forma eficiente. Além disso, nós incentivamos eles a apostarem mais na criatividade, capacidade inventiva para construção de um negócio de base tecnológica”, ressalta o superintendente de Inovação da Secti, Leandro Franco.

Participantes e premiações

Atualmente participam do projeto estudantes de seis cidades: São Luís, Brejo, Paço do Lumiar, Cururupu, Balsas e Pindaré-Mirim.

O desafio dos participantes é desenvolver um modelo de negócio que solucione um problema e apresentar um pitch para uma banca examinadora. As três equipes melhores avaliadas receberão os prêmios: 1º lugar: 1 smartphone I + 1 “Kit Inova” (para cada componente); 2º lugar: 1 smartphone II + 1 “Kit Inova” (para cada componente); 3º lugar: 1 kit de livros com a temática em empreendedorismo, inovação e gestão + 1 “Kit Inova” (para cada componente).

Inova Maranhão

O Programa Inova Maranhão é uma política pública que visa estimular práticas de inovação e empreendedorismo no estado. O programa é orientado para impacto socioeconômico, para a democratização das oportunidades e para o incremento da eficiência das organizações, atuando em sete eixos de estímulo: startups, educação, universidade, ecossistema, administração pública, empresas e parque tecnológico.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, Quadra 33, Nº 09 - Calhau, São Luís - MA