Empossados novos integrantes do Conselho Universitário do Maranhão

Os novos integrantes do Conselho Universitário do Maranhão (Conuni) foram empossados em solenidade realizada segunda-feira (30), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís, durante reunião ordinária da instituição.

Na solenidade, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, apresentou o Parque Tecnológico do Maranhão, explicando que iniciativa irá convergir em três grandes agentes: Governo do Estado, instituições de ensino superior e empresas.

“A ideia do Parque Tecnológico do Maranhão é formar recursos humanos de alta performance para que empresas de bases tecnológicas que possuem déficit na atração de recursos humanos, para que seus processos produtivos possam vir para o estado”, explicou Davi Telles.

A Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), Elizabeth Fernandes, apresentou uma proposta de criação de bolsa de mestrado profissional (voltado para atender uma demanda do mercado de trabalho) para professores da educação básica. A proposta e as temáticas dialogadas no encontro serão levadas para apreciação do governador Flávio Dino.

Foram empossados os novos conselheiros Cristina Nitz Cruz, Reitora da Universidade Ceuma; Maria Ceres Rodrigues, reitora da Universidade Dom Bosco (UNDB); André Luiz Silva, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); e Dionatan Silva Carvalho, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Empossados, também no Conuni, Didimo George de Assis Matos, representante dos professores de universidades particulares/Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Rede Particular do Estado do Maranhão (Sinterp-Ma); e Thallyson Felipe Alves Campos e Rafhael Silva Braga, representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Além do secretário Davi Telles e da reitora da UemaSul, Elizabeth Fernandes, participaram da reunião, a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela; o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Roberto Brandão; vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales e o pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, Allan Kardec Duailibe.

Conuni
O Conuni foi criado por meio do Projeto de Lei nº126/2017, aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão no mês de outubro de 2017. Tem o objetivo de integrar universidades públicas e privadas para debater políticas de universalização do ensino, além de políticas relacionadas à ciência e tecnologia no Maranhão.