27/03 19:51

Cidadão do Mundo: Estágio Internacional leva 39 alunos para 11 países

Foto DivulgaçãoTrinta e nove alunos de graduação, mestrado e doutorado ganharam nesta segunda-feira (26), em São Luís, a certeza do embarque para onze países a fim de estagiar, aprender uma nova língua e aprimorar conhecimentos durante três meses, com tudo pago pelo Governo do Estado. Trata-se do programa Cidadão do Mundo, modalidade Estágio Internacional.

Dentro da linha de ação “Mais Qualificação”, o objetivo do Estágio Internacional é estimular a realização de estágios e intercâmbios multilaterais de curta duração em parceria com Instituições de Ensino e/ou Pesquisa ou empresas localizadas fora do Brasil, visando o aperfeiçoamento profissional e a experiência internacional de estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Durante a solenidade de entrega dos termos de outorga aos graduandos, mestrandos e orientadores, o governador Flávio Dino sobre o avanço do Programa Cidadão do Mundo.  “Hoje nós estamos consolidando mais um passo do programa Cidadão do Mundo, além do intercâmbio que visa que estudantes possam aperfeiçoar suas habilidades e idiomas. Nós estamos aqui também com estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado que vão poder ter presencialmente a vivência em instituições acadêmicas de outros países”, afirmou o governador Flávio Dino.

Em conversa com os alunos, o governador ressaltou a preocupação da gestão em investir em formação e qualificação, dentro e fora do país. Os estudantes voltam aptos a dividir conhecimento.

“Essas são sementes que vão frutificar no nosso Estado, em oportunidades, em capacidade desses pesquisadores de aprimorar o nosso conhecimento. E isso é a principal ferramenta para abrir o desenvolvimento que nós estamos buscando”, acrescentou Flávio Dino.

A jovem Amanda Monteiro ressaltou que o caminho para o crescimento está no conhecimento. “O conhecimento tem um valor inestimável, em outro país entraremos em contato com outras culturas, hábitos, aprenderemos a conviver com as diferenças. A diferença e diversidade são o caminho para a inovação e inspiração”.

Cidadão do Mundo – Estágio Internacional

O Cidadão do Mundo, Estágio Internacional, é uma realização da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Os recursos para o financiamento do edital são de R$ 700 mil, do Tesouro Estadual. Os projetos deverão apresentar duração mínima de 30 dias e máxima de 90 dias.

Ao todo, 26 projetos de pesquisa foram aprovados para a nova fase do programa que levará os 39 alunos para países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, México, Peru, Reino Unido, Argentina, França, Finlândia e Alemanha, visando o aperfeiçoamento profissional e a experiência internacional de estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

“O programa demonstra o compromisso do governo Flávio Dino com a internacionalização da educação como um todo. Hoje ter uma experiência nacional é um diferencial para atuar no ambiente acadêmico ou mercado de trabalho”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

O diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, destacou a oportunidade única na educação dos jovens maranhenses.

“O estágio internacional permite que o aluno traga novos conhecimentos, mas que também leve o conhecimento que tem. Essa troca é importante para nossos pesquisadores e para a continuidade dessa troca do Maranhão com outros países do mundo”, destacou.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA