Casarão Tech recebe atividades do Scratch Day

O hub de inovação do Estado, o Casarão Tech Renato Archer, recebeu no último dia 22 de junho a segunda edição do Scratch Day São Luís, um evento que acontece em todo o mundo para comemorar a linguagem de programação Scratch, criada pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT).

As atividades do Scratch Day, envolveram principalmente alunos da rede municipal de ensino integrantes do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades e Superdotação (NEECAHS) com o objetivo de proporcionar momentos de interação e aprendizagem em linguagem de programação entre os participantes do evento. A ação foi realizada em clima junino, promovendo um misto de tecnologia e cultura local. Iniciativa é parte dos investimentos da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, na área da Educação Especial.

Os alunos participantes fizeram demonstrações de games interativos, jogos desplugados, jogos de realidade virtual e aumentada, origami interativo, massinha eletrônica, entre outros projetos tecnológicos desenvolvidos por eles próprios.

“Eventos como estes evidenciam a produção dos estudantes da rede, estimulam a aprendizagem criativa por meio de jogos e brincadeiras e promovem a interação de conhecimento entre os participantes”, afirmou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

O evento contou com a parceria das empresas Mais Robotic e Impacto Maker e colaboração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do hub de inovação do Governo do Maranhão, o Casarão Tech Renato Archer.

Segundo a superintendente da área de Educação Especial do Município, Dalvina Amorim, o Scratch Day é mais um espaço que a Educação Municipal abre para estimular o desenvolvimento dos alunos, na área tecnológica. “Os alunos com características de altas habilidades e superdotação são muito criativos e precisam estar sempre em contato com conteúdos extraordinários e ser estimulados. É também um momento de aprendizado criativo e divertido, ideal para aproximar os jovens e a comunidade escolar no trabalho com a tecnologia, criando ainda um ambiente onde possam partilhar o seu conhecimento com todos”, frisou Dalvina Amorim.

SOFTWARE

O Scratch Day, é um dia para celebrar o programa Scratch, um software de programação em blocos que permite pensar de forma criativa, trabalhar de forma colaborativa, resolver problemas, desenvolver o raciocínio lógico e tornar crianças, adolescentes e jovens fluentes em novas linguagens.

Casarão Tech

O Casarão Tech Renato Archer é um espaço de inovação do Governo do Maranhão, destinado a fomentar ações inclusivas de empreendedorismo tecnológico, desenvolvendo startups e oferecendo espaços físicos de conectividade que vão além da definição de um espaço compartilhado de trabalho.

Acesse o site www.ctra.secti.ma.gov.br e conheça o Casarão Tech