13/07 22:00

Casarão do Centro Histórico é revitalizado para abrigar ‘hub’ de inovação do Maranhão

Localizado na Rua da Estrela, no coração de São Luís, um prédio que outrora foi sinônimo de riqueza do antigo império português, mas que estava fechado há vários anos, será utilizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). No local será instalado o hub de inovação do Governo do Maranhão. A intenção é estimular o empreendedorismo digital, a conexão entre talentos, o desenvolvimento da economia criativa e a geração de negócios sustentáveis e de impacto socioeconômico.

Desocupado há vários anos, o prédio corria o risco de invasão, o que não deve ocorrer com a inauguração do hub, que deve ser inaugurado no mês de agosto. No hub, o foco são iniciativas voltadas para o empreendedorismo digital e empresarial. O projeto é uma iniciativa da Secti por meio do programa Inova Maranhão.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, comentou sobre a importância do novo espaço e das ações que podem contribuir para o desenvolvimento do estado por meio da inovação. “Essa ação tem como missão inserir o Maranhão no cenário tecnológico e inovador do Brasil. O projeto é mais do que um ambiente de startups, uma aceleradora ou incubadora. É um ambiente híbrido, que fornece ferramentas para promover a inclusão social da comunidade em seu entorno. Além disso, reconhece as grandes contribuições que o programa de inovação do estado tem dado para o avanço tecnológico local”, disse o secretário reiterando que hoje o Inova Maranhão tem uma atuação estratégica muito forte. “Ajuda na preparação da população para atividades de alta qualificação profissional e auxilia na criação de empreendimentos inovadores” salienta.

A infraestrutura do prédio da Rua da Estrela vai contar com espaço de coworking, auditório, sala de reunião, espaço de robótica, laboratório maker, sala para incubação de empresas, sala de treinamento, além de uma educação focada no movimento de startups — empresas inovadoras da área de tecnologia. A iniciativa é inspirada em modelos de inovação do exterior, onde prédios reúnem os principais players e talentos ligados à inovação e, dessa maneira, fortalecem a economia criativa local.

As informações sobre essa e as próximas ações da Secti por meio do Inova Maranhão podem ser encontradas na página do programa: www.inova.ma.gov.br

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA