Premiados 2015

Prof. Dr. CHRISTOPH GEHRING

premiado2015

Possui graduação em Geografia – Universität Heidelberg (1993), mestrado em Agronomía Tropical – Universität Göttingen (1997) e doutorado em Agronomia – Universität Bonn (2003), Alemanha. Desde 2004 é professor/pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão, pesquisador adjunto desde Junho de 2011. Membro do corpo editoral da revista Nutrient Cycling in Agroecosystems. Trabalha no interface entre Agronomia e Ecologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Comparação entre florestas espontâneas e agroflorestas, quintais agroflorestais; Ecologia da palmeira babaçu: interações vegetação:solo, padrões espaciais, macro- e microbiologia do solo e da rizosfera; Matas ciliares: mudanças ambientais, sensoriamento remoto, fixação biológica de nitrogênio, etnobotânica, nucleação para recuperação ciliar; Rizipiscicultura na Baixada Maranhense para combate à pobreza rural: aprimoramento agronômico e ecológico, difusão tecnológica; Carbono preto na agricultura familiar.

Currículo Lattes

Projeto premiado: Rizipiscicultura para o combate à pobreza rural e uma melhor segurança alimentar em comunidades ribeirinhas da Baixada Maranhense.

MENÇÕES HONROSAS

Prof. Dr. João Dallyson Sousa de Almeida

Lighthouse

Possui graduação em Ciência da computação pela Universidade Federal do Maranhão (2007), mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2010) e doutorado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de imagens, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, telemedicina e imagens médicas oftalmológicas. Atualmente coordena pesquisas com a finalidade de diagnosticar patologias da visão em imagens e vídeos..

Currículo LattesProjeto distinguido:: Método computacional para detecção e diagnóstico automático e planejamento cirúrgico do Estrabismo através de um Aplicativo chamado “Strabismus Mobile”.

Prof. Dr. Osvaldo Ronald Saavedra Mendez

Lighthouse

Concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas em 1993. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão. É co-fundador do programa de Pós-Graduação de Engenharia de Eletricidade da UFMA, fundador do Núcleo de Energias Alternativas da UFMA, Coordenou a fundação do Instituto de Energia Elétrica na UFMA. Coordenou e/ou participou em mais de 20 projetos de pesquisa e de desenvolvimento, de colaboração nacional e internacional, e de pesquisa aplicada. Foi presidente do VII SBAI /IEEE-LARS, coordenador local SBRN 2004, coordenador local do 2004 IEEE MLSP e membro freqüente de comitês de congressos nacionais e internacionais. Foi Coordenador da Região nordeste da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e membro do Conselho Superior dessa Sociedade por dois períodos. Foi diretor vice-presidente da SBA pelo biênio 2010-2012 e membro da Comissão de Avaliação Trienal de Área – Engenharias IV- CAPES nos anos 2010 e 2013. É membro do comitê editorial de várias revistas, revisor de vários periódicos, membro da SBA e IEEE. Seus interesses abrangem operação de sistemas de potência em ambiente competitivo, inteligência artificial aplicada e energias renováveis. Desde 2011 a 2014 foi Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão.Atualmente é vice-residente da SBA pelo biênio 2015-2016 e membro do CA-EE

Currículo LattesProjeto distinguido:: Sistema Híbrido Eólico-Solar de Geração Elétrica Sustentável da Ilha dos Lençóis..

Prof. Dr. Antonio José Silva Oliveira

Lighthouse

Antonio José Silva Oliveira, natural de Bacabal – MA é graduado em Física pela UFMA, Mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Ciência na área de Física Atômica e molecular pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO IV da Universidade Federal do Maranhão exercendo suas funções de pesquisador no Departamento de Física e nos programas de Pós-Graduação em Educação. Foi membro do Conselho Superior da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do Conselho da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências. Membro fundador da Academia Maranhense de Ciências e Membro correspondente da Academia Paraense de Ciências. Publicou vários artigos periódicos especializados nacionais e internacionais e possui mais de uma centena trabalhos publicados em anais de eventos. Possui capítulos de livros e livros publicados. Possui produção técnica na forma de patente e industrializada. Orienta dissertação de mestrado, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Física, Educação e Antropologia. Recebeu 1 prêmio científico e foi condecorado com a medalha Simão Estácio da Silveira pela Assembléia Legislativa de São Luís pelos relevantes serviços prestados a UFMA. Participa de vários projetos de pesquisa, como coordenador e como membro. Participa intensamente de Congressos Nacionais e Internacionais como conferencista. Atua na área de Física, com ênfase em Estrutura Eletrônica de Átomos e Moléculas; Teoria e também na área de Difusão e Popularização da Ciência. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Foi tutor do PET do curso de Física da UFMA. Como gestão exerceu a função de Chefe de Departamento de Física por duas ocasiões, foi Diretor de Pós-Graduação e no momento exerce a função de Vice-Reitor da UFMA

Currículo LattesProjeto distinguido:: Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da UFMA.

Profª Drª Maria Ozanira da Silva e Silva

foto Maria Ozanira da Silva e Silva

Possui graduação em Ciência da computação pela Universidade Federal do Maranhão (2007), mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2010) e doutorado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de imagens, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, telemedicina e imagens médicas oftalmológicas. Atualmente coordena pesquisas com a finalidade de diagnosticar patologias da visão em imagens e vídeos..

Currículo Lattes

Projeto distinguido:: Conjunto de suas contribuições em pesquisas com centralidade nas Políticas Públicas de Corte Social tendo como espaço geográfico de investigação o Estado do Maranhão (Programa Primeiro Emprego, Programa Creche Manutenção, Política de Assistência Social, Pobreza e Políticas de Combate à Pobreza; Implementação do Programa Bolsa-Família, Impactos do Projeto de PAC Saneamento, Sistema Único de Assistência Social, Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas direcionadas à Pobreza).

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA