01/06 17:56

Abertas as inscrições para atividades durante a SNCT/MA- 2017

O Governo do Estado está com inscrições abertas para atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT/MA – 2017), que este ano acontece no período de 25 a 28 de outubro no município de Timon. O edital de inscrição está disponível no site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – www.secti.ma.gov.br. Podem inscrever seus trabalhos pesquisadores e professores da educação básica e superior, estudantes em co-autoria ou orientação de professores e pesquisadores, instituições de ensino, pesquisa, histórico-culturais; sociedade civil organizada, movimentos sociais, empresas e pessoas envolvidas com ciência, tecnologia e inovação.

As atividades propostas podem ser pôster, conferência-palestra, minicurso, workshop, mesa-redonda, mostra científica, lançamento de livros e oficinas. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no site http://semana.secti.ma.gov.br até o dia 5 de agosto.

“A SNCT tem como objetivo ser uma ferramenta de popularização e difusão da ciência em todo o Maranhão. O governador Flávio Dino avança com a regionalização de suas ações, por isso o evento tem como característica a itinerânçia. Em 2015, o evento foi realizado em São Luís, e, em 2016, em Imperatriz. Agora na cidade de Timon”, explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, reiterando que o município também foi contemplado por sua localização estratégica no estado, com instituições de ensino superior, públicas e privadas.

Este ano o evento tem como tema “A Matemática está em tudo”. A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017. Em 2017, o país vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. No ano seguinte, é a vez de o Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao Brasil pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez no país.

MARANHÃO OCUPA O 2º LUGAR NO RANKING DE ATIVIDADES

Maranhão tem se destacado na realização da SNCT. Ano passado o estado conseguiu a 2ª colocação entre os estados do Nordeste e a 6ª do Brasil no ranking do Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações em razão do grande número de atividades ofertadas durante o evento em Imperatriz, que teve a participação de mais de 35 mil pessoas. Este ano a meta é alcançar uma melhor colocação, e para isso a Secti está trabalhando para que o evento seja ainda melhor e reúna um maior número de parceiros com stands e atividades.

Durante quatro dias Timon será a “Cidade da Ciência” e deverá receber pesquisadores, professores e estudantes de todo o Maranhão e também de outros estados que irão apresentar as novidades na área da ciência, tecnologia e inovação. A “Cidade da Ciência”, espaço onde acontecerão oficinas, minicursos, apresentações de pôsteres, apresentações de protótipos e mostras científicas, entre outras atividades, irá ocupar uma área de 4.800 metros quadrados.

O local contará com stands, sete auditórios, sendo seis com capacidade para trinta pessoas e um para trezentas pessoas, espaço kids com atividades voltadas para o público infantil, área para apresentação de pôsteres, mostras científicas, um labirinto onde será utilizada a temática matemática em que as pessoas poderão entrar e a cada acesso terão uma problemática para resolver, posteriormente seguir em frente no jogo e sair do labirinto. Além desses espaços haverá áreas para observação de astronomia, dois planetários, espaço cultural e praça de alimentação.

Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. dos Holandeses, 1803 - São Marcos
São Luís - MA